Na última semana, a Unisinos recebeu a visita da emissora pública coreana KBS (Korean Broadcasting System), responsável por canais locais coreanos e pela divisão internacional KBS World. A equipe veio ao Brasil para gravar uma grande reportagem com foco no Instituto King Sejong de São Leopoldo, que está entre os três melhores do mundo em satisfação dos alunos, segundo avaliação da Fundação Instituto King Sejong.
A produção, com formato semelhante ao do programa Globo Repórter, da Rede Globo, busca retratar a experiência dos estudantes brasileiros com a cultura coreana e a interação entre o Instituto e a comunidade universitária. A reportagem integra um projeto da emissora para mostrar ao público global como a Coreia do Sul tem sido recebida e vivenciada em diferentes partes do mundo.
Durante a estadia, a equipe acompanhou o dia a dia dos estudantes de coreano do Unilínguas, registrando momentos em sala de aula, avaliações, aulas de culinária e até mesmo a rotina pessoal de alguns alunos. A programação também incluiu visitas à empresa HT Micron, parceria entre Brasil e Coreia do Sul sediada ao lado do campus de São Leopoldo, e ao Mercado Público de Porto Alegre.

Para o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez, a produção audiovisual fortalece o papel estratégico que a cultura coreana desempenha na Universidade. “A iniciativa é muito importante para trazer ao sul do Brasil a cultura coreana e despertar nos nossos estudantes o interesse pela língua, pelas possibilidades de intercâmbio e de crescimento pessoal e profissional”, destacou. Ele também ressaltou o investimento institucional em internacionalização com foco na Ásia, especialmente através de parcerias acadêmicas e tecnológicas com universidades e empresas sul-coreanas.
Entre os alunos participantes das gravações está Eric Dutra, estudante do Instituto King Sejong, que relatou a intensidade da experiência. “Eles nos filmaram a semana inteira, inclusive durante a prova. A equipe foi muito acolhedora e, apesar do nervosismo inicial, a troca foi incrível. A maior parte da interação foi em coreano, quase como uma imersão total”, contou. Para ele, a convivência com a equipe da KBS foi também uma oportunidade de testar e aprofundar os conhecimentos adquiridos em aula.

Já a estudante Taiana Rosa compartilhou sua experiência a partir da moda. Apaixonada pela cultura coreana e costureira nas horas vagas, ela apresentou à emissora peças de vestuário que criou inspiradas no hanbok tradicional. “Foi uma semana cheia de experiências incríveis. Mostrei meu trabalho, compartilhei minha trajetória e ainda recebi muito carinho e incentivo da equipe coreana. Eles até me mostraram fotos de lugares lindíssimos da Coreia para me ajudar a planejar minha viagem para lá”, disse.
Parceria Unisinos e Instituto King Sejong
O Instituto King Sejong de São Leopoldo faz parte de uma rede global voltada à promoção da cultura e da língua coreana, criada em 2007 pelo governo da Coreia do Sul. Inaugurado em 2012, a atuação do Instituto na Unisinos, em parceria com o Unilínguas, tem contribuído para consolidar um espaço de intercâmbio cultural cada vez mais ativo entre Brasil e Coreia do Sul.

Segundo Guilherme Trez, a presença do Instituto no campus reforça vínculos não apenas culturais, mas também acadêmicos e profissionais. “Temos alunos que ingressam na Universidade já com o objetivo de estudar coreano e se preparar para intercâmbios. E estamos preparados para receber estudantes sul-coreanos que queiram vivenciar a experiência acadêmica brasileira aqui na Unisinos.”
A produção realizada pela KBS deve ser exibida internacionalmente nos próximos meses, apresentando ao público coreano e global uma amostra da rica troca cultural que se dá diariamente no Instituto King Sejong de São Leopoldo.