Unisinos recebe embaixador da Espanha

Encontro reafirmou relação de cooperação entre países e considerou novas parcerias

Nesta quinta-feira, o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso, esteve na Unisinos reunido com o reitor, Pe. Marcelo de Aquino; o Pró-reitor Acadêmico, Pe. Pedro Gomes; a decana da Escola da Indústria Criativa, Ana Guimarães; a coordenadora do curso de Letras da Unisinos, Adila de Moura; e a gerente da Unidade de Negócios e Relações Internacionais, Carla Mendonça. O momento foi pautado pela troca de conhecimento e experiências e pela continuidade da parceria entre Brasil e Espanha.

O embaixador, que declara ter amigos gaúchos, está em sua primeira visita ao estado. Ele visitou diversos pontos, inclusive, ficou impressionado com o Parque Eólico de Osório, cujo investimento se divide entre Brasil, Espanha e Alemanha. “A Espanha é o segundo maior investidor no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos”, lembra. “Estou muito contente de estar aqui na Unisinos”, afirmou o embaixador, ao considerar que as relações internacionais são importantes não só no âmbito comercial, mas no acadêmico também. Segundo ele, a Espanha tem recebido muito alunos do Brasil, mas pretende investir mais no Ciência sem Fronteiras e demais programas de mobilidade acadêmica. Para o reitor, Padre Marcelo, a Unisinos tem interesse em expandir suas parcerias para a dupla titulação dos alunos.

A coordenadora do curso de Letras, Adila de Moura, destaca a relação da Unisinos com a Espanha é significante. O curso de espanhol está em grande produção acadêmica, com alto índice continuidade para pós-graduação. “Estamos nos mobilizando bastante para proporcionar experiências no exterior aos nossos alunos”, salienta. A decana, Ana Guimarães, frisa o momento em que a Unisinos optou por ser uma universidade global de pesquisa. “ A pesquisa, que antes era exclusiva de universidades estatais, se consolidou como um importante passo da universidade rumo à inovação”, conclui.