Unisinos realizou conferência em homenagem “in memorian” ao ministro do STJ, Ruy Rosado de Aguiar Júnior

Evento contou com a presença da presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira

Crédito: Adriano Xavier

A Unisinos, por meio da Escola de Direito, realizou na quinta-feira, 22/9, uma homenagem “in memorian” ao ministro do STJ, Ruy Rosado de Aguiar Júnior. A solenidade, no Campus Porto Alegre, contou com a conferência “Ruy Rosado de Aguiar Júnior, reformador da jurisprudência brasileira”.

A professora da Escola de Direito, Têmis Limberger fez a fala de abertura. “O objetivo do evento é demonstrar aos alunos e à comunidade jurídica, a importância da docência qualificada de Ruy Rosado de Aguiar Júnior, que foi professor na Unisinos por uma década e foi ministro do STJ. Tal demonstra a preocupação da Unisinos pela excelência do ensino acadêmico, que se constitui em um diferencial da Universidade”, pontuou.

A solenidade contou também com a manifestação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador Francisco José Moesch; da presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul – TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; e do representante da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Rio Grande do Sul – OAB-RS, Ricardo Barbosa Alfonsin.

O decano da Escola de Direito, Miguel Wedy destacou a importância do homenageado como um modelo de jurista e de ser humano. “Passou pelo Ministério Público, pela magistratura e pela advocacia com brilho extraordinário. Ele é um exemplo para estudantes de direito e para as futuras gerações”, enfatizou.

Na sequência, Têmis e Miguel entregaram para Diva Andrade de Aguiar e Ruy Rosado de Aguiar Neto, viúva e filho de Ruy Rosado de Aguiar Júnior, uma aplaca em homenagem. A placa traz a mensagem “A Unisinos, em homenagem póstuma, agradece a qualificada docência realizada por Ruy Rosado de Aguiar Júnior”.

Crédito: Adriano Xavier

Encerrando a noite de recordações, a conferência foi realizada pelo professor Adalberto de Souza Pasqualotto. Também estiveram presente as filhas do homenageado, Alice Aguiar Diehl e Vera Lúcia Andrade de Aguiar; a juíza de Direito do TJRS, Fabiana Zilles; a esposa do presidente do TRE-RS, Teresa Cristina Fernandes Moesch; e o coordenador da Graduação em Direito, Guilherme de Azevedo. Acompanharam a cerimônia de forma online, a também filha do homenageado, Ana Lúcia Andrade de Aguiar; a subprocuradora-geral de Justiça de Gestão Estratégica do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Caroline Vaz, representando, o procurador-geral de Justiça do MPRS, Marcelo Lemos Dornelles; além de alunos de professores do curso de Direito da Unisinos.