Unisinos lança novas modalidades de ensino

Cursos Híbridos e novo modelo EAD já estão com inscrições abertas

Crédito: Rodrigo W. Blum

Como parte do planejamento estratégico, a Unisinos lança a Unidade Acadêmica de Educação Online e apresenta um novo modelo de Ensino a Distância e cursos Híbridos, uma nova modalidade que une a conveniência do EAD com a vivência prática do presencial. Iniciativas que ampliam o portfólio de cursos, atraem novos públicos e dão continuidade ao histórico da Unisinos de inovação na formação integral de excelência.

“A Unisinos trabalha mudanças que vão ressignificar a jornada do aluno, para isso, foram realizadas pesquisas de mercado, participações em congressos internacionais sobre EAD, benchmarking em instituições parceiras e estudo e discussão de produções acadêmicas na área, especialmente as desenvolvidas no âmbito do PPGEDU Unisinos. Igualmente, nossos atuais alunos foram escutados, assim como o público-alvo dessa modalidade de ensino”, explica o diretor da Unidade Acadêmica de Educação Online, Vinícius Costa de Souza.

Essas modalidades, possibilitam flexibilidade ao aluno por meio de uma nova plataforma virtual de aprendizagem (LMS), o Canvas, utilizada pelas melhores universidades do mundo: Harvard, Stanford, Berkeley, entre outras. Nessa plataforma virtual de aprendizagem, cheia de recursos e possibilidades de interação, é possível experimentar o conteúdo em diferentes formatos, interagir com a turma em webconferências e construir conhecimento de forma colaborativa. Tudo para possibilitar uma experiência fluída e descomplicada.

Crédito: Rodrigo W. Blum

As plataformas digitais estão facilitando a vida das pessoas em todos os contextos e no processo de ensino e aprendizagem ganham ainda mais relevância facilitando a interação, colaboração e o aprendizado. Canvas é considerado o melhor LMS da atualidade, é fácil de usar, confiável, flexível, colaborativo e tem como foco economizar tempo e esforços para facilitar o ensino e o aprendizado. Vinícius diz que os cursos estão sendo migrados e também estão sendo criados novos cursos diretamente na nova plataforma, graduações e especializações híbridas.

“Canvas será um dos principais atributos do nosso novo modelo EAD e dos cursos Híbridos, pois será a plataforma usada por alunos e professores diariamente no processo de Ensino e Aprendizagem. A plataforma complementa perfeitamente o nosso plano estratégico – corpo docente, projeto pedagógico, ambiente virtual de aprendizagem. Além das vantagens de mobilidade, usabilidade, SaaS, aberto, flexível e o diferencial oferecido pela plataforma de vídeo ARC. Esperamos melhorar muito a experiência dos nossos alunos e professores”, afirma Vinicius.

Conheça as iniciativas:

Graduação Híbrida

A Graduação Híbrida da Unisinos está conectada às demandas atuais da sociedade para formar o profissional e o cidadão do futuro. Trata-se de uma proposta de educação integrada, que não apenas une modalidades e replica formatos, mas proporciona o melhor de dois mundos: a praticidade do online com a vivência do presencial, uma tendência mundial no ensino.

Nessa modalidade, os alunos farão matrícula em todas as atividades do semestre, que são organizadas em conjuntos de atividades bimestrais. As aulas presencias serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, no campus relativo à oferta do curso. As inscrições já estão abertas e a prova será no dia 18/2.

Pós-Graduação Híbrida

Esta é uma proposta dos novos cursos de Lato Senso Híbridos que oferece ao aluno o melhor de dois mundos: a praticidade do online com a vivência e o networking do presencial. Além de estudar no Canvas, o aluno vai interagir com colegas e professores em aulas práticas, fazer networking e aproveitar toda a estrutura do ecossistema da Unisinos (laboratórios, Institutos Tecnológicos, Tecnosinos, Portal da Inovação, entre outras).

Na Pós-Graduação Híbrida, o estudante poderá concluir o curso em 12 meses e as atividades serão organizadas em 4 bimestres por ano. As atividades presencias mensais ocorrerão nos finais de semana, sendo 8h no sábado e 8h no domingo.

Graduação EAD

Na Graduação EAD, o aluno estuda de qualquer lugar com acesso à internet, sem se preocupar com o deslocamento até o campus e poderá agendar as suas provas no horário de funcionamento do polo. No novo modelo de matrícula e precificação, o aluno deverá se matricular em 24 créditos e pagará um valor fixo mensal. A modalidade vale para os ingressantes em 2019 e para os novos alunos que optarem por migrar. As inscrições para o vestibular já estão abertas e a prova será no dia 18/2.

Pós-Graduação EAD

Modalidade ideal para quem tem uma rotina de trabalho agitada ou mora distante e precisa ter uma experiência de aprendizado flexível e sem precisar se deslocar até a universidade. Na modalidade, o aluno estuda de qualquer lugar com acesso à internet, sem se preocupar com o deslocamento até o campus — ou em sair mais cedo do trabalho para chegar a tempo para a aula. O processo de inscrições para a Pós-Graduação EAD já está aberto.

Saiba mais:

Ficou interessado e quer saber mais? Aproveite para conhecer os cursos disponíveis em cada modalidade acessando a nova página dos cursos Híbridos e novo modelo EAD.