Informação a um clique de distância

Pelas redes sociais, o Cidadania.com atuou para levar as informações até o público atendido

Crédito: Roberto Caloni

“Nossas atividades nunca pararam”, conta orgulhosa a coordenadora do Cidadania.com, Susana Marino. O projeto atua na divulgação de ações relativas aos serviços sociais disponíveis em São Leopoldo, além de assessorar na articulação de políticas públicas junto às redes assistenciais do município. Susana explica que o projeto trabalha, diretamente, com a cultura digital, portanto, isso não foi uma dificuldade com o isolamento social. “Nosso maior desafio foi articular e contribuir com as organizações da sociedade civil, escolas municipais, estaduais e privadas, além das secretarias da prefeitura de São Leopoldo, entre outros serviços que integram as redes sociais e privadas ou que não estão cadastrados em nosso site”, completa.

Para levar a informação até o público impactado pelo projeto, a solução encontrada foi dar visibilidade às ações e aos eventos online, realizados pelos parceiros, por meio do compartilhamento nas redes sociais. O projeto também esteve atento e preocupado em manter o público informado sobre os serviços e benefícios disponíveis para o cidadão na pandemia. “O ano de 2020 foi muito desafiador e marcado como o início de uma nova era na vida pessoal e profissional da humanidade. Para o projeto Cidadania.com não foi diferente, como todo o planeta, tivemos que nos reinventar. Gradativamente, fomos buscando e encontrando alternativas para melhor atender às necessidades e urgências dos participantes e usuários do projeto, a fim de melhor assessorá-los como público prioritário”, afirma Susana.

Outra forma encontrada para chegar até o público atendido pelo projeto, foi o envio de informativos por e-mail. E para ser assertivo nesse trabalho, o projeto fez algumas atuações internas. “Realizamos o mapeamento e atualização da ficha de cadastramento das instituições de São Leopoldo, um formato mais enxuto e prático, com a intenção de qualificar o cadastro do projeto junto ao site e divulgar os serviços à população de São Leopoldo”, explica a coordenadora. O acesso à informação, por meio da internet, ainda é algo restrito a uma parcela da sociedade, em razão da desigualdade social e econômica. Mesmo com alguns obstáculos impostos pela Covid-19, o projeto teve, em 2020, um resultado de impacto satisfatório. “Alcançamos uma média de 70% da população”, conta Susana.

O Cidadania.com é um projeto online e offline, que oferece um espaço de publicização de estudos e pesquisas que possa ampliar o conhecimento da sociedade sobre os seus direitos de cidadania. Diante disso, a comunicação, por diferentes meios, teve papel fundamental em 2020. “A população mais do que nunca precisou e necessitou de todos os meios de comunicação. Todos os espaços comprometidos com a informação foram chamados a contribuir para que a população tivesse conhecimento da realidade e, assim, pudesse sobreviver, saber o que de fato estava acontecendo, se cuidar e cuidar do outro, manter-se financeiramente”, ressalta a coordenadora.

Além do site do projeto, tradicional fonte de informação para o público atendido, as redes sociais do Cidadania.com ocuparam espaço extremamente importante durante todo o ano. “Estar atualizado e aberto a novos conhecimentos é o que faz a diferença numa sociedade contemporânea, ainda mais neste tempo de pandemia”, avalia Susana. O ano exigiu reinvenção, determinação e instigou a descoberta de novos caminhos no trabalho desenvolvido pelo projeto.

Esta matéria foi escrita em meados de 2021, referente ao Balanço Social 2020.

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