Unisinos lança Instituto para Inovação em Educação

Atuação promoverá a construção de ações inovadoras na área, com foco em escolas e organizações

Crédito: Divulgação

As mudanças provocadas pela Covid-19 ocasionaram muitos questionamentos nas mais diversas áreas, principalmente na educação. As práticas de ensino precisaram ser repensadas. Foi necessário transformar e inovar. Afinal, a transformação através da educação é o caminho para o desenvolvimento social. Para o diretor do Instituto, Gustavo Borba a educação é o caminho para transformações tanto no nível individual como nacional. “Países como a Coreia do Sul se transformaram através da educação, e se consolidaram como exemplos em diferentes mercados. Do ponto de vista pessoal, o processo formativo é um dos principais elementos para a mobilidade social”, completa.

A educação é essencial na formação da pessoa humana. Considerando isso, a Unisinos lança o Instituto para Inovação em Educação, com o compromisso de reconhecer as mudanças sociais e repensar as práticas de ensino aprendizagem. “Nesse momento, estamos aprendendo muito sobre o uso de tecnologias, especialmente, sobre a importância do professor estar conectado ao aluno e promovendo engajamento. Precisamos desenvolver novas competências para atuar no ambiente remoto e gerar empatia e conexão com os alunos”, afirma o diretor.

O Instituto visa promover ações voltadas para a construção de inovação na área da educação, com foco em espaços escolares e organizações. Desenvolvendo ações como pesquisas e processos de capacitação. Envolvendo as interfaces da educação com diferentes espaços, proporcionará a transformação na forma de atuação dentro e fora das salas de aula. “A Unisinos tem muitas pesquisas nestas diferentes áreas e é reconhecida como uma universidade inovadora, a partir de ações como os espaços físicos projetados, os currículos e a atuação dos professores. O instituto busca sistematizar e conectar estas ações, propondo novas práticas em colaboração com escolas e organizações”, destaca Gustavo.

O trabalho que será realizado busca suprir necessidades práticas da comunidade em geral com pesquisas e conteúdos gratuitos disponibilizados através de canais como o podcast, cursos e workshops on-line. Além disso, conta com ações de formação planejadas de forma personalizada, atividades co-criadas com escola ou organização, considerando as necessidades e o contexto específico. “O escopo do Instituto avança para ações como apoio na construção curricular, formação dos professores com competências para o século XXI, uso de novas tecnologias, definição de espaços físicos e tendências como o ensino bilíngue e espaços makers”, conclui o diretor.

Ficou interessado em saber sobre os serviços oferecidos pelo Instituto? Acesse aqui.

MOOC – Na próxima semana, terça-feira, 25/8, o Instituto para Inovação em Educação da Unisinos lançará o MOOC “Tem uma tela entre meus alunos e eu! E agora?”. O curso gratuito reunirá conteúdos on-line produzidos por professores da Universidade e parceiros que atuam na educação básica, com o objetivo de contribuir com um contínuo (re)pensar das práticas docentes. O contexto especial desta edição do curso é a educação remota, seja on-line ou off-line. O MOOC apresentará dicas dos professores e relatos de práticas que estão sendo realizadas nas escolas. Na próxima semana, o curso estará disponível para inscrição no site do Instituto para Inovação em Educação.