Dedicação a projetos sociais

Pe. Idinei Zen conta sobre sua trajetória com projetos sociais e a atuação à frente do CCIAS e do Banco de Alimentos Vale do Sinos

Crédito: Arquivo Pessoal

Desde 1985, quando iniciou seu noviciado na Companhia de Jesus, na cidade de Cascavel, Paraná, Pe. Idinei Zen esteve envolvido com movimentos sociais, trabalhando em acampamentos e, depois, nas outras etapas de formação, estando presente na área social e em encontros nacionais referentes a questões sociais. Quando esteve em Belo Horizonte, Pe. Idinei trabalhou em projetos que preparavam jovens para ingressar nas universidades.

Foi em 2008, como professor da atual Escola de Humanidades, que Pe. Idinei deu início às suas atividades na Unisinos e, desde a criação do Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS), em 2011, ele é o coordenador. “Quando a Unisinos resolveu criar o Centro de Cidadania e Ação Social, fui convidado para exercer o cargo, pois eu coordenava naquela época a Comissão do Apostolado Social da Província do Brasil Meridional. O objetivo era organizarmos os projetos da Universidade para realizarmos uma caminhada de unidade e todos ajudando na Responsabilidade Social Universitária”, lembra.

O CCIAS contempla 16 projetos e programas sociais da Unisinos, que visam o atendimento do público que vive em situação de vulnerabilidade social. “Nossos projetos são a presença e a ajuda da Universidade para a sociedade. Eles estão ligados a cursos e, assim, professores e estagiários podem desempenhar uma atividade social durante a sua formação acadêmica junto à comunidade mais necessitada de São Leopoldo, seja com atividades físicas, atendimento jurídico, inclusão digital, entre outras”, explica.

Entre outras atividades, a partir de 2018, Pe. Idinei assume a presidência do Banco de Alimentos Vale do Sinos, sendo recentemente reeleito para o terceiro mandato (até junho de 2024). Como presidente, ele conta que as principais ações realizadas são: o recebimento de doações, a compras de alimentos com recursos da rede de bancos de alimentos do Rio Grande do Sul e o Sábado Solidário, que tem como objetivo arrecadar alimentos em redes de supermercados. O resultado dessas ações impacta nas creches, asilos e escolas atendidas. “Obtivemos nesses quatro anos de mandato a arrecadação e distribuição de 400 toneladas de alimentos distribuídas para 67 instituições de São Leopoldo, Esteio, Sapucaia do Sul e Portão”, frisa.

Assim como a maioria das organizações, o Banco de Alimentos também enfrentou dificuldades durante a pandemia, sendo possível a realização do trabalho por meio de ajudas de doadores e mantenedores, além de campanhas feitas por escolas e empresas. “As maiores dificuldades foram: angariar voluntários para trabalhar nas portas dos supermercados isso fez com que o Sábado Solidário tivesse que ser cancelado, não tendo alimentos o suficiente para ajudar as instituições; e em conseguir arrecadar alimentos em razão ao aumento de preços em geral”, expõe Pe. Idinei.

Porém, aos poucos o BAVS está retornando aos tempos antes da pandemia. “Conseguimos realizar os Sábados Solidários e outras campanhas e, no momento, estamos distribuindo em média de cinco a seis mil quilos de alimentos por mês. Para atender melhor às instituições, o Banco de Alimentos dá todo o suporte nutricional através de uma nutricionista contratada e de estagiários da Unisinos”, informa.

Para o Pe. Idinei, a questão social é algo marcante em sua trajetória jesuítica. “Estou muito realizado em poder desempenhar essa atividade e acima de tudo mostrar o trabalho da Universidade junto à sociedade. A minha vida tem sentido quando posso servir alguém que a sociedade deixa à margem. Ajudá-los a realizar seus sonhos, viver uma vida com mais dignidade e mostrar o caminho para se viver como cidadãos e cidadãs, me deixa realizado pessoalmente e espiritualmente. Desde então, sempre estou indo para bairros onde se concentra os mais necessitados de nossa cidade e divulgo os nossos projetos e programas para que as pessoas possam acessar essas ações da Unisinos”, relata.

Os projetos e programas sociais da Unisinos estão localizados no campus São Leopoldo, na antiga sede da Universidade, no centro da cidade, e em algumas comunidades. Para saber mais sobre eles, clique aqui. Já para conhecer um pouco mais sobre o Banco de Alimentos, acesse aqui.