Unisinos e Unitec encerram a SNCT levando conhecimento científico para estudantes

Crédito: Melissa Alves

Com uma média de mil visitantes, a Unisinos encerrou na última sexta-feira, 21, a sua participação na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 (SNCT). Alunos do 8º e 9º ano da rede municipal de São Leopoldo, além dos estudantes de ensino médio, técnico e EJA do Senac, Sesi e IFSul participaram da programação organizada pela Unitec. As atividades aconteceram simultaneamente no Campus São Leopoldo, com palestras, imersões no Memorial Jesuíta e Espaço Memória Sacra, além de oficinas e visitas ao ecossistema de inovação.

As empresas sediadas no Parque Tecnológico também receberam os estudantes durante a 19ª SNCT: SKA, V4, HCL e W3K abriram suas portas para os visitantes. A SAP Labs Latin America preparou um tour especial em seu Experience Center e apresentou aos alunos o Business Women’s Network, programa de desenvolvimento de talentos femininos. “É muito gratificante ver jovens tão engajados, motivados e curiosos para saber o que o futuro reserva. Ficamos muito felizes em receber os estudantes, foi uma honra compartilhar com eles nossa trajetória e ajudá-los a projetar suas carreiras profissionais”, afirmou Ágatha Rodrigues, iXp da SAP.

Crédito: Melissa Alves

A SNCT também proporcionou momentos de interação entre os estudantes e empreendedores do Parque: representantes da Eagle Care, SBPA, Biosens, Construct IN e Faba compartilharam as suas trajetórias e apresentaram as soluções desenvolvidas. Os alunos também conferiram de perto os projetos tecnológicos e científicos realizados pelos Institutos Tecnológicos para empresas e indústrias.

Crédito: Melissa Alves

O gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt, destacou o impacto positivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Essa experiência vivida durante a 19ª SNCT ajudará esses jovens a lapidarem um caminho de formação científica e cultural ao longo do tempo”, afirmou.

Ainda passaram pelo evento o secretário municipal de Educação de São Leopoldo, Ricardo Fernandes da Luz e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada anualmente desde 2004 durante o mês de outubro, sob coordenação do MCTI. Em parceria com o CNPq, o evento conta com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A edição deste ano abordou o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.