Unisinos premiará melhores trabalhos apresentados na Mostratec

Universidade participa da feira com estande interativo

Durante toda a semana, de 27 a 30 de outubro, acontece a Mostratec – Feira de Tecnologia e Inovação. O evento conta com a participação de 376 projetos de pesquisa, do Brasil e do mundo, desenvolvidos por alunos do Ensino Médio.

A Unisinos está presente na feira com um estande interativo de 72m², onde os estudantes podem participar de diversas atividades. Jogos digitais, Realidade virtual, Painel com tintas e Quiz, com informações sobre os cursos da área de Tecnologia da Informação, são algumas das opções. “São seis habilitações na área de TI que o Quiz apresenta, incluindo Sistemas para Internet, curso novo para 2016, 100% EaD”, destacou a coordenadora do curso de Jogos Digitais Chaiane Bitelo.

Maike Tomaz Wartha, aluno da escola Santa Teresinha, de Bom Princípio, experimentou o simulador 3D. “Muito legal, simula a gente dirigindo um carro, com os barulhos do carro e a pista. É mais ou menos real, eu já dirigi e é diferente”, contou. Dionatan Lazaretti, estudante da escola Olímpio Vianna Albrecht, de São Leopoldo também participou de uma das atividades do estande. “Foi divertido experimentar o jogo interativo de futebol. Dá muita emoção jogar, parece real. Ganhei de 3×2”, relatou.

No espaço, a universidade ainda apresenta uma impressora 3D e um baixo desenvolvidos por alunos dos cursos de engenharia. O estande também é uma oportunidade para quem quer fazer a inscrição para o vestibular de forma presencial. Essas são algumas das opções que os visitantes da Mostratec têm ao passar pelo estande da Unisinos. No último dia da feira, sexta, 30 de outubro, o encerramento do evento contará com a presença do decano da Escola Politécnica da Unisinos, Carlos Moraes, que entregará três bolsas de estudo integrais aos melhores trabalhos da mostra.

A coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Tatiana Rocha, falou da importância dessa integração da universidade com a mostra. “Esse projeto, das tintas feitas a partir de casca de laranja e isopor, veio da Mostratec e hoje a pesquisa é desenvolvida na Unisinos pelos alunos dos cursos de graduação, o que mostra a continuidade do trabalho. Nossa proposta neste espaço é apresentar essa pesquisa e ter um painel para que os visitantes, diariamente, experimentem as tintas e possam deixar sua marca neste espaço”, explicou.