Unisinos é nomeada pela UNAI como nova vice-presidência de Pesquisa do Hub de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o ODS11  

Reconhecimento internacional reafirma o papel da Universidade na promoção de cidades e comunidades sustentáveis e inclusivas

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos foi nomeada como nova vice-presidência de Pesquisa do Hub de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o ODS11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis pela iniciativa Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). A nomeação reconhece o protagonismo da Universidade em ações acadêmicas, sociais e institucionais voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, promovendo cidades mais inclusivas, resilientes e seguras. 

O ODS 11 é uma das 17 metas da Agenda 2030 da ONU e tem como objetivo central garantir o acesso universal à moradia digna, ao transporte acessível, à preservação do patrimônio cultural e natural, à resiliência urbana e à sustentabilidade ambiental. Ao assumir novamente o papel de Hub, a Unisinos se consolida como uma referência internacional no campo da pesquisa, da extensão, do ensino e da inovação com foco nos desafios contemporâneos das cidades, com papel preponderante de conectar diferentes atores orientados para soluções contemporâneas. 

“Esse papel nos coloca em posição de liderar, incentivar e conectar iniciativas acadêmicas em nível internacional voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável”, afirma a professora Graziela Andrighetti, do Espaço Colaborativo de Fomento a Ações Extensionistas, setor que articula projetos com impacto direto nos territórios. 

Para Cristiane Schnack, gerente de Desenvolvimento de Ensino, atuar como Hub do ODS 11 significa o reconhecimento do trabalho realizado pela Universidade e a sua contribuição com a sociedade. “É uma chancela da UNAI de que a Unisinos se constitui como uma referência no trabalho universitário relacionado à agenda 2030 da ONU, atuando na articulação social e na promoção de iniciativas inovadoras”, complementa. 

O reconhecimento reforça a Unisinos como referência na produção de conhecimento alinhado ao ODS 11 e à agenda 2030 e como Hub capaz de articular diferentes interfaces na busca por melhorias nas condições de vida. Esse reconhecimento reafirma o compromisso institucional com a transformação social, ao conectar o ambiente acadêmico com as necessidades reais das comunidades e a diferentes parceiros, seja o poder público, empresas, projetos sociais, entre outros. Ao ser reconduzida pela ONU, a Universidade fortalece sua atuação como elo entre a produção de conhecimento e a construção de um futuro mais sustentável para todos.  

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar