Unisinos completa 50 anos

Comunidade acadêmica celebra o aniversário de cinco décadas da Universidade

Crédito: Rafael Bauer

Nessa quarta-feira, 31/7, a Unisinos completou 50 anos de sua autorização como universidade. “Os 50 anos de autorização da Unisinos nos fazem olhar para nossas raízes. Concretamente, nós nos reconhecemos na tradição do Colégio Conceição, um colégio fundado em 1869, em São Leopoldo, e que é praticamente a célula mater de toda essa rica história de presença no ensino. Nós começamos a oficialização dos estudos seminarísticos do curso de Filosofia para os jesuítas, e essa oficialização foi decisiva e desencadeou o trabalho de atrair estudantes leigos e leigas para essa faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e, aos poucos, fomos agregando outros cursos, e estávamos prontos, em 1969, para a autorização, concedida pelo governo federal, para funcionarmos como uma Universidade”, relembrou o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino.

Durante todo o dia, ocorreram festividades para celebrar a data. Houve inauguração de um novo espaço cultural, celebração religiosa e confraternização entre os colaboradores da Universidade.

Missa em Ação de Graças

Para comemorar o cinquentenário da Unisinos, foi realizado, às 11h, na claraboia da Biblioteca, uma missa em Ação de Graças pelo dia de Santo Inácio de Loyola e pelo aniversário da Universidade. Na cerimônia, além do Reitor, Padre Marcelo Fernandes de Aquino, esteve presente o Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hestenteufel.

Crédito: Rafael Bauer

Na abertura, Padre Marcelo ressaltou a qualidade do corpo funcional da instituição. “Poucas universidades no Brasil têm a qualidade humana que temos na Unisinos”, afirmou o Reitor.

O Bispo Dom Zeno chamou a atenção para o fato de muitos alunos ainda estarem em férias e, mesmo assim vieram celebrar a missa. “Com essa missa comemoramos o aniversário da Universidade e começamos a olhar para frente, mas não podemos perder a humanidade”, ressaltou Don Zeno.

A hora do Parabéns

Na parte da tarde, o corpo funcional da Unisinos se reuniu novamente na claraboia da biblioteca para cantar um “Parabéns a Você”. O Reitor Pe. Marcelo deu as boas-vindas a todos e falou um pouco sobre a história da Unisinos. “Nesses 50 anos de vida temos lutado para produzir uma comunidade universitária e vamos seguir assim”, discursou o reitor.

Crédito: Rafael Bauer

A orquestra musical do Vida com Arte, formada por crianças de 9 a 14 anos também prestou sua homenagem para a Unisinos. A orquestra tocou duas músicas e ajudou os funcionários a cantarem o “Parabéns a Você”.

Confira mais imagens do evento:

50 anos Unisinos