Unisinos e Mãe de Deus fazem pré-lançamento de Escola de Saúde

Unisinos faz pré-lançamento da Escola de Saúde em parceria com o Hospital Mãe de Deus durante Feira+Fórum Hospitalar 2015 em São Paulo

Os pavilhões da maior feira da área da Saúde das Américas, que acontece entre 19 e 22 de maio no Expo Center Norte em São Paulo, foram palco para o pré-lançamento da sexta Escola da Unisinos. Em cerimônia na sala presidencial da Feira, às 15h desta quarta-feira (20/5), Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos entregou, junto com a irmã Lúcia Boniatti, presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, uma placa que faz o convite à Waleska Santos, presidente e fundadora da Feira+Fórum Hospitalar de São Paulo, para o lançamento oficial da Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus, que acontecerá no dia 11 de agosto de 2015, no Anfiteatro Pe. Werner, no campus São Leopoldo.

Ao receber o convite, Waleska destacou a importância deste evento durante a Feira: “A Hospitalar é o momento para esse pré-lançamento, ela promove as ações positivas na área da saúde há 22 anos e nós estamos sempre abertos às instituições de saúde e grupos de trabalho”, afirma. Ela ainda disse que o projeto da Escola tem tudo para dar certo, pois une parceiros que são abnegados no trabalho de atender aos mais necessitados e complementou: “Esse é um momento muito especial, nós tivemos muitos lançamentos e eventos durante as duas décadas da feira, mas estou muito emocionada e lisonjeada em receber esse convite. Eu estarei lá no dia 11 de agosto”, anunciou.

Em sua fala sobre o pré-lançamento da Escola, Pe. Marcelo se mostrou confiante em relação à área de saúde. “A Escola de Saúde é um pequeno sinal do Brasil que dá certo. Essa feira dá uma amostra da vitalidade do nosso país”, diz o reitor. Ele ainda complementou dizendo que está na junção de forças o potencial de desenvolvimento da nação. “Nessa experiência de parceria bem sucedida, nós gostaríamos de dizer que a rota do Brasil é a de colaboração, confiança, e é a rota de termos como foco o povo, a nação, e darmos a entrega de educação e de saúde de qualidade para a gente brasileira”, finaliza.

Irmã Lúcia, em consonância com o reitor da Unisinos, abordou a união entre as instituições. “A Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus que nós, juntos, construímos, vem dizer a cada um de nós que é possível construir serviços e conhecimento em parceria”, comenta. Irmã Lúcia disse ainda que a parceria ajuda a preparar profissionais que contribuem para a construção de uma saúde de qualidade, com inovação, e que possibilitará que as instituições ajudem a melhorar, junto com as políticas públicas, o quadro da saúde no país. “Eu tenho certeza de que aquilo que nós estamos construindo, estamos construindo para transformar a sociedade, tanto na área da saúde, quanto na área da educação”, conclui.

Também participaram da cerimônia de pré-lançamento o pró-reitor de administração da Unisinos, João Zani; o diretor da Unidade de Negócios e Relações Internacionais e Expansão da Unisinos, Cristiano Richter; o diretor da Unidade Acadêmica de Educação Continuada da Unisinos, Francisco Zanini; o CEO e gestor do Parque Tecnológico de São leopoldo, Luis Felipe Maldaner; o diretor geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Cláudio Seferin; o superintendente Executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Alceu Alves da Silva; o diretor de Desenvolvimento e Inovação do Sistema de Saúde Unisinos Mãe de Deus, Fábio Gastal Leite; o presidente do Hospital Centenário de São Leopoldo, Gilso Gotardo.

Além dessas presenças, esteve no evento o diretor do Instituto Central de Engenharia Biomédica da Alemanha (ZiMT) e coordenador do projeto de internacionalização do Medical Valley, Tobias Zobel, que visitou o reitor da Unisinos no dia 14 de maio em uma missão para aproximar Brasil e Alemanha e encaminhar tratativas para a implantação de um Vale da Saúde no Rio Grande do Sul.

A maior feira de saúde da América Latina

A Feira Hospitalar 2015 traz a São Paulo visitantes e expositores do mundo inteiro com a proposta de apresentar novidades e lançamentos na área da saúde em nível global, além de debater questões sobre o segmento durante o Fórum da Saúde. São, ao todo, 1250 expositores de 34 países, abrangendo os segmentos de produtos, hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros. São aguardadas, para os quatro dias de feira, cerca de 90 mil visitantes vindos de 63 nações durante os dias de exposição, entre 19 e 22 de maio.

A universidade participa pela primeira vez da feira. Em parceria, Unisinos e Mãe de Deus têm como objetivo apresentar a Escola de Saúde no evento por meio de um estande, na rua L do pavilhão vermelho, onde se localizam expositores de importantes hospitais do país, como o Sírio-Libanês, Albert Einstein. Em 2015, a representatividade de hospitais na feira subiu significativamente, contabilizando 23% dos 1250 expositores, junto com clínicas, laboratórios e casas de saúde.

Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus

Integrante do conjunto de Escolas da Unisinos, a Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus é um importante espaço de articulação entre os diversos cursos e áreas de conhecimentos alinhados com o tema da saúde na universidade. A parceria da Unisinos com o Sistema de Saúde Mãe de Deus permite que o desenvolvimento de atividades, tanto no âmbito acadêmico, quanto no sistema de gestão junto ao poder público e privado, por meio da qualificação e consolidação da Rede de Saúde.