Epigenica Biosciences é destaque na fase de ideação do Go.GlobalX

Spin-off tem como objetivo oferecer soluções para o diagnóstico precoce e atendimento personalizado de câncer

Crédito: Divulgação

A Epigenica Biosciences é uma das participantes do Go.GlobalX, programa de aceleração que tem como objetivo desenvolver ideias de negócios inovadores com potencial de impacto global. A Epigenica, uma spin-off de base tecnológica, propõe soluções inovadoras para o diagnóstico precoce e tratamento personalizado do câncer, fazendo o mapeamento das alterações epigenéticas dos pacientes por meio da Inteligência Artificial (IA). Bárbara Kunzler, fundadora e CEO da spin-off, é doutora em biologia celular e tem experiência como pesquisadora no National Cancer Institute (NIH).

Bárbara explica que o câncer é um dos grandes problemas de saúde pública e que os exames epigenéticos podem revolucionar a forma como o câncer é diagnosticado e tratado. Com a solução, a Epigenica busca oferecer aos pacientes oncológicos um diagnóstico rápido e menos invasivo. “Queremos oferecer isso por meio da biópsia líquida, apoio aos oncologistas na tomada de decisão terapêutica pautada nas características moleculares do tumor do paciente, indicações de tratamento com maior chance de eficácia, monitoramento da responsividade do tratamento ao longo do curso da doença, identificação dos pacientes com melhores resultados nos tratamentos e ampliação das oportunidades de cura”, conta Bárbara.

A Epigenica já atua no mercado oferecendo para indústria farmacêutica e grupos de pesquisas análises genômicas que permitem a identificação de alvos moleculares promissores em oncologia. “Nesta fase inicial, estamos focados particularmente em tumores cerebrais malignos, que representam uma grande necessidade médica não atendida”, afirma. A spin-off foi desenvolvida a partir da pesquisa acadêmica realizada pela Bárbara. Ao olhar para a necessidade não atendida na área de medicina oncológica, a CEO, juntamente com o orientador Rafael Roesler, professor do Departamento de Farmacologia da UFRGS, decidiu criar um negócio que atendesse às demandas.

Além da fundadora e CEO, Bárbara Kunzler e do sócio Rafael Roesler, Daniela Braer, professora da Escola de Administração da UFRGS, também forma a equipe da Epigenica. Atualmente a spin-off está na fase de validação de serviços. “Ainda não temos concorrentes nacionais, mas a indústria farmacêutica brasileira começa a olhar para a epigenética e deve terceirizar startups para ganhar escala e agilidade. Estamos aqui para atendê-los com qualidade e rigor científico comparável aos concorrentes estrangeiros de centros de referência.”, explica.

A participação no Go.GlobalX, para a equipe, tem sido uma oportunidade essencial para o desenvolvimento do negócio. “O Go.GlobalX tem ampliado nossa visão empreendedora principalmente de como ter um minset global por meio de excelentes workshops e conexões com empreendedores de diversos hubs de inovação de países como Canadá e Estônia. Ficarmos entre os destaques da fase de ideação, no meio de tantas outras startups que também são grandes potências, é uma grande honra, e isso nos dá ainda mais energia para fazermos o nosso melhor nas próximas fases do programa”, conta a CEO que também destaca os planos da equipe a partir da experiência no Programa de aceleração. “Nossas expectativas são consolidar a validação dos serviços e produtos da empresa, iniciar a captação de investimentos para estabelecimento do protótipo e buscar alianças com parceiros brasileiros e internacionais. ”, conclui.

O Go.GlobalX é resultado de uma parceria do Sebrae, da Unicred e das três Universidades que compõem a Aliança para Inovação: UFRGS, PUCRS e Unisinos, através de seus Parques Tecnológicos.