Unisinos é contemplada no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde em São Leopoldo e Porto Alegre

Programa do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação tem como objetivo integrar ensino-serviço e comunidade

Crédito: Divulgação

Na quinta-feira, 25/08, foi dado início oficialmente aos trabalhos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em Porto Alegre. A finalidade foi a oferta de bolsas para os docentes, os profissionais de saúde e os estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto da Unisinos aprovado para Porto Alegre foi “Reconstrução das ações de controle da Tuberculose no município de Porto Alegre por meio dos atores da integração ensino-serviço-comunidade”. O objetivo é qualificar as ações de controle da Tuberculose (TB) na Coordenadoria de Saúde Norte (CDN) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, por meio dos atores do ensino-serviço-comunidade na perspectiva das diretrizes do SUS e das bases fundamentais do PET-Saúde.

Em São Leopoldo, o ato inaugural ocorreu no dia 12/08, no auditório da Oncologia do Hospital Centenário. O projeto contemplado no Vale do Sinos foi “Qualificação do cuidado à sífilis congênita no município de São Leopoldo na perspectiva dos atores da integração ensino-serviço-comunidade”, onde o objetivo geral é reorganizar o cuidado à sífilis congênita no município de São Leopoldo, através dos atores do ensino-serviço-comunidade na perspectiva das diretrizes do SUS e das bases fundamentais do PET-Saúde.

Crédito: Divulgação

“Os projetos PET são oportunidades singulares para o desenvolvimento de competências interprofissionais e sobretudo a vivência do cotidiano dos serviços de saúde, além dos planos curriculares de cada curso”, destaca Vânia Schneider, coordenadora da graduação em Enfermagem.

Ambos os projetos são em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios, onde ao todo envolverá 80 estudantes, 20 professores e 20 profissionais de saúde, além de beneficiar oito cursos da Escola de Saúde (Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Medicina e Educação Física) e um curso da Escola de Humanidades (Serviço Social).

Vestibular

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 26/11 e as inscrições abrem em breve. Para mais informações e conferir os cursos de graduação, acesse unisinos.br/graduacao.