Startup Weekend: abandone suas crenças e esteja disposto a ouvir

Evento reúne grandes nomes nas áreas de tecnologia e marketing

Formar novos empreendedores e criar comunidades de startup em todo país. Esse é o objetivo do Startup Weekend Unisinos, evento organizado pela Techstars – maior rede de aceleradores do mundo – que ocorre de 20 a 22 de maio, na Incubadora Tecnológica da Unisinos.

O evento ocorre de sexta a domingo, em 54 horas de muita ação, onde os participantes, acompanhados de mentores, serão encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir um modelo de negócio, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.  O participante chega na sexta-feira, e aqueles que já possuem uma ideia tem 60 segundos para apresentá-la. A partir de então, são formadas as equipes.

No sábado, a rede de mentores, formada por grandes empresários, empreendedores, profissionais da área de tecnologia e marketing, começam a prestar auxílio a essas startups. Os mentores estarão, ao longo de todo processo, impulsionando as equipes a fazerem as perguntas certas, dando um direcionamento para que elas comecem a produzir.

Para Renata Masseroni, uma das mentoras de evento, o papel do mentor é essencial, porém é importante entender que cada vivência é única. “Sendo assim, o mentor deve ser extremamente socrático e proporcionar aos participantes um aprendizado praticamente orgânico, quase que em forma de coaching, ou seja, perguntando muito mais do que respondendo”, ressalta.

A empreendedora destaca que essa é grande contribuição dos mentores: saber fazer as perguntas certas. “De forma técnica, o mentor deve orientar as equipes na construção de uma partida sólida, para responder as seguintes perguntas: problema, solução, tamanho de mercado, público-alvo, proposta de valor e modelo de negócios”, salienta.

De acordo com Renata, vale lembrar que nenhum negócio estará finalizado em 54h. “O grande objetivo de um Startup Weekend é inspirar, fazer com que os participantes saiam com vontade de aplicar o que aprenderam durante a experiência. Por isso, nosso papel como mentores é sermos didáticos e extremamente inspiradores”, frisa a especialista em finanças.

Segundo a especialista, não existe uma preparação específica para participar de um Startup Weekend, uma vez que a pluralidade de perfis e níveis de conhecimento trazem grandes benefícios ao evento. ”Por isso, abandone suas crenças, esteja disposto a ouvir muito e compartilhar”, finaliza.

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no Startup Weekend Unisinos, não deixe de acompanhar a página do evento.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar