Unisinos e Colégio Anchieta finalizam obras de canteiro central de avenida em Porto Alegre  

Crédito: Divulgação

Quem circular pela Avenida Nilo Peçanha, onde ficam o Campus Porto Alegre da Unisinos e o Colégio Anchieta, vai encontrar um canteiro central revigorado, com nova jardinagem e totens educativos que valorizam o meio ambiente. “As calçadas também foram revitalizadas, com ciclovias e paradas de ônibus nos dois lados da avenida”, complementa Cristiano Richter, diretor da Unidade de Apoio de Operações e Serviços da universidade.  

Tanto a Unisinos como o Anchieta adotaram esse canteiro, sendo responsáveis pelas melhorias e conservação. A iniciativa segue as orientações do projeto Verdes Complementares, desenvolvido pela Prefeitura Municipal.  

Essa adoção dá continuidade a preocupação da Universidade com a sustentabilidade ambiental. Um exemplo é o próprio conceito do Campus Porto Alegre, que, entre as suas ações, estão o telhado verde e o jardim vertical. “Uma cidade sustentável necessariamente precisa que suas instituições pratiquem essa atitude de preservação do meio ambiente e também contribuam para melhorar todos os espaços coletivos”, enfatiza Luiz Felipe Jostmeier Vallandro, pró-reitor de Administração da Unisinos.  

Quanto à jardinagem, o replantio das mudas ocorrerá a cada dois ou três anos para manter a beleza do canteiro. Ao todo, são 21 espécies de plantas e, entre elas, estão: lavanda, bulbine, gazânia, alegria-de-jardim, azulzinha, camarão-amarelo, manto-de-viúva e capim-do-texas-rubro. “Além da vegetação, os totens instalados no local têm o propósito de reforçar a importância da consciência ambiental”, frisa Lenon Pinheiro da Silva, coordenador de Facilities da universidade.  

As ações motivadoras

Algumas iniciativas foram propulsoras para que a adoção do canteiro central fosse realizada. Uma delas foi promovida por um grupo de docentes, alunos e empresários da Universidade que realizaram um workshop para debater alternativas de integração da comunidade no entorno do Campus Porto Alegre. A coordenação foi do professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação e do curso de Bacharelado em Design da Unisinos, Celso Scaletsky, 

A partir desse encontro surgiu o projeto A rua é nossa, que visa promover um corredor cultural e esportivo na Avenida Nilo Peçanha, que inicia da Praça da Encol até o Viva Open Mall. A ideia pretende revitalizar calçadas, mobiliário urbano, paradas de ônibus, ciclovias e canteiros centrais. A expectativa é de que outras instituições também adotem este projeto.  

Outra ação foi o incentivo dado pela Prefeitura de Porto Alegre para que sejam adotados praças e canteiros na cidade. Este tipo de abordagem tem sido visto em diversas cidades empreendedoras, inovadoras e abertas para colaboração com a comunidade. “Em conversa com o Colégio Anchieta, lançamos a proposta de revitalização do canteiro central em conjunto com base em nossos valores jesuítas. É uma iniciativa motivada por diferentes atores e referências, com uma proposta de contribuir com o município”, destaca Richter. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar