Unisinos desenvolve produtos de Pitaya em parceria com o Município de Sério

Refrigerante, vinho e espumante foram criados pelo itt Nutrifor após contato da cidade do Vale do Taquari

Crédito: Divulgação

Um novo sabor para bebidas foi desenvolvido na Unisinos. A partir da pitaya, o Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde – itt Nutrifor, em parceria com a cidade de Sério, elaborou três novos produtos à base da fruta: refrigerante, vinho e espumante.

A ideia desse projeto surgiu a partir da pequena cidade, localizada a 146km de Porto Alegre, próxima a Lajeado e Venâncio Aires, que adotou o cultivo da pitaya para diversificar a agricultura familiar como uma nova opção de renda e com a pretensão de tornar uma produção industrializada. Por conta da excelente adaptabilidade da planta ao terreno e ao clima local, Sério investiu na aquisição de mudas para uma produção em maior escala da fruta, possibilitando estudos de novas técnicas de plantio e produtividade. “Nós necessitávamos ter algo diferente para apresentar à região, uma nova perspectiva, para transformar Sério na terra da pitaya e dar uma identidade ao município. Por isso, a fruta é tão essencial para a cidade e para os produtores, que agora têm uma nova possibilidade de se transformarem e fazerem a diferença”, destaca o prefeito de Sério, Moises de Freitas.

Pensando em desenvolver novos produtos com a pitaya, o município e o itt Nutrifor constroem essa parceria e, após estudos de mercado, é decidido pelo desenvolvimento dos três produtos. Com os testes experimentais e as análises sensoriais concluídos, o projeto foi entregue às autoridades de Sério, que atualmente estudam as melhores formas de comercialização desses produtos. O objetivo é que o vinho e o espumante sejam repassados à associação dos produtores de pitaya, contribuindo no desenvolvimento da agricultura familiar, e o refrigerante seja produzido em larga escala, já tendo conversas com empresas da região para uma parceria.

Crédito: Divulgação

“O desenvolvimento dos produtos foi bom para a cidade de Sério. O ittNutrifor tem o propósito de transformar os conhecimentos e a pesquisa em valor concreto para as empresas. Entregamos três produtos diferenciados com fortes atributos desejados pelos consumidores atuais e do futuro.  Os produtos serão símbolo da cidade e com certeza trarão muitas oportunidades de negócios e consequentemente a valorização da agricultura familiar, impulsionando assim o desenvolvimento regional”, comenta a coordenadora do itt Nutrifor, Renata Ramos.

Esse projeto reforça o Ecossistema de Inovação da Unisinos, que tem a missão de impulsionar a inovação para a transformação da sociedade e o iit Nutrifor na excelência de identificar oportunidades de mercado, alinhando com os desejos dos consumidores para traduzi-los no desenvolvimento de produtos relevantes e inovadores.