Unisinos concorre a uma vaga no SXSW EDU

Votação é aberta ao público e segue até 25 de agosto

Crédito: Rodrigo W. Blum

Braço do South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos de tecnologia e economia criativa do mundo, o SXSW EDU acontecerá entre os dias 05 e 08 de março, em Austin (Texas), e poderá contar com a participação da Unisinos.

O SXSW EDU incentiva e empodera a comunidade a avançar nas questões relativas à educação. Alinhada a essa ideia, a Universidade apresentou uma proposta de painel e está concorrendo a uma vaga entre os conferencistas.

O projeto que a Unisinos irá compartilhar com o público, se selecionado, será sobre o impacto do ambiente no processo de ensino-aprendizagem. Os professores Gustavo Borba, Isa Mara Alves e Paula Campagnolo desenvolveram uma pesquisa com mais de 1.000 alunos e 90 professores da Unisinos que atuam no Campus Porto Alegre, buscando compreender como o ambiente e também a relação professor e alunos gera engajamento.

“O aluno, hoje, traz uma bagagem teórico-prática muito maior e um acesso à informação também muito maior do que antigamente. Esse aluno está mais conectado, engajado socialmente e tem mais coisas para dizer para a gente”, afirma Gustavo.

Pensando no perfil desse aluno, a sala de aula do Campus Porto Alegre nasceu com o conceito de flexibilidade em seu DNA. Dentro desse ambiente, o mobiliário é considerado uma alavanca para impulsionar a construção do saber, uma ferramenta para que professores e alunos concebam juntos as práticas acadêmicas mais adequadas às necessidades e aspirações da turma.

Até então, foram construídas 96 salas nesse formato, com seis tipos de mobiliário, que possibilitam 18 configurações diferentes do espaço. E muitas aulas interativas aconteceram nesses ambientes de construção coletiva. Agora é hora de compartilhar os resultados.

Você também pode contribuir para que a Unisinos compartilhe esse aprendizado no SXSW EDU. A votação é online e aberta ao público. Clique aqui para conferir a proposta da Universidade e saiba mais sobre o projeto nesta matéria do Notícias Unisinos.