Ultrapassando limites e fortalecendo vínculos a partir de redes sociais

De forma remota, o Programa Esporte Integral manteve atividades durante o ano

Crédito: Roberto Caloni

Empoderar, fortalecer vínculos e abordar assuntos do universo feminino, esses foram os objetivos do grupo Papo de Guria criado pelo Programa Esporte Integral (PEI). “Ver aquelas mulheres unidas tratando de assuntos importantes para nós, nos ensinando que temos direito de espaço sim, o Papo de Guria me fez ter menos medo de ser mulher na sociedade de hoje”, diz Kaylane Siqueira Guimarães da Silva, de 17 anos. A jovem faz parte do programa desde 2015 e teve a oportunidade de debater sobre diferentes assuntos relevantes na sociedade durante o ano. Há mais de 30 anos, o PEI acolhe jovens e crianças, entre 7 e 17 anos, oferecendo atividades esportivas, recreativas e de dança.

O programa adaptou suas atividades e passou a prestar atendimentos por meio de grupos em aplicativo de troca de mensagens e interagiu com os educandos nas redes sociais. “A escuta e a valorização dos vínculos foram os pontos fundamentais do trabalho, nos ensinando a executar, de forma diversificada, ações que tinham como grande base o esporte. Acreditamos que essa adaptação foi um enorme aprendizado”, afirma o coordenador do PEI, Augusto Dotto. Esse contato e as atividades desenvolvidas se mostraram essenciais na rotina dos participantes que precisaram se manter em casa. Kaylane conta que, com organização, foi possível conciliar as atividades do PEI e da escola. “Gosto do espaço e da liberdade que temos para dialogar sobre qualquer assunto, gosto como os professores sempre nos acolhem e nos tratam da melhor forma possível, sempre se preocupando com o nosso bem-estar”, enfatiza.

Crédito: Roberto Caloni

Além de Kaylane, o grupo contou com mais de vinte integrantes, que, por meio de encontros online, troca de mensagens, vídeos, compartilhamento de materiais e uma live de encerramento, se adaptaram às novas rotinas e novas formas de aprendizado. “Muitos foram os desafios, inclusive para equipe, mas a dificuldade de acesso à internet e o distanciamento que fragiliza os vínculos foram os mais desafiadores”, pontua Augusto. Com a união da equipe e o compromisso dos educandos, em meio aos desafios, foi possível dar andamento às atividades que mostraram um resultado satisfatório. As ações que foram repensadas para o ambiente virtual tiveram como principal objetivo a manutenção de vínculos com os educandos e seus familiares. “Manter as atividades, mesmo que de forma remota, aproximou educandos e educadores, equipe e famílias. Manter esse contato é de extrema importância para o acompanhamento das famílias, em especial os participantes e também para a continuidade do atendimento, futuramente, na forma presencial”, avalia.

O Programa Esporte Integral atendeu 179 crianças e adolescentes ao longo de 2020. Além do grupo Papo de Guria, foram desenvolvidos os seguintes grupos: PEI Conecta, Grupo de Familiares, Grupo de Adolescentes e o Grupo dos Meninos. No Grupo PEI Conecta, as atividades foram desenvolvidas em forma de torneios, competições, brincadeiras e desafios virtuais. Os grupos criados em aplicativo de troca de mensagens e a interação nas redes sociais foram alternativas para dar continuidade às atividades já existentes e fortalecer vínculos. O PEI funciona no Complexo de Esporte e Lazer da Universidade, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e na Associação de Moradores do Bairro Feitoria Seller, em São Leopoldo. Entre as atividades oferecidas, o programa conta com atletismo, futebol de rua, hóquei e dança, além de atividades recreativas, colônia de férias e acompanhamento familiar.

Esta matéria foi escrita em meados de 2021, referente ao Balanço Social 2020.