Trabalhos que transformam

Campanha realizada pela Agexcom para o Hospital Centenário impacta comunidade de São Leopoldo e estagiários envolvidos na ação

Crédito: Divulgação

Mais do que criatividade e planejamento, alguns trabalhos precisam de uma imersão na realidade para atingir seus objetivos. Foi com esse desafio que a Agência Experimental de Comunicação da Unisinos – Agexcom, encarou a proposta de construir um conjunto de ações para promover doações para o Hospital Centenário de São Leopoldo. A campanha “Esperança inspira. Agir transforma” foi gestada entre março e dezembro, quando teve seu lançamento marcado por uma cerimônia dentro da instituição de saúde.

Desde a entrada do briefing, o trabalho demandou um esforço da equipe que precisou exercitar a capacidade de observar o mundo através do olhar do próximo. Produzir uma campanha para uma instituição pública com uma imagem já formada na comunidade local fez com que os estagiários e professores da Agexcom saíssem a campo para conhecer a realidade da instituição. A imersão permitiu que todas as etapas do trabalho fossem produzidas na agência, desde as fotografias até a apresentação final da campanha.

Respeitando o modo de trabalho da Agexcom, a equipe foi formada por estudantes de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Digital, Jornalismo e Jogos Digitais. “A ideia era lembrar que o hospital tem uma marca na vida das pessoas e as pessoas deixam, também, suas marcas no hospital. É uma troca mútua”, comenta a estagiária de Direção de Arte, Maria Clara Goldani. Ela conta que o principal desafio do trabalho foi ter a sensibilidade necessária para comunicar mais do que uma campanha, mas a essência do hospital para a comunidade.

Além dos elementos visuais, que incluíam entre outras peças banners e cards para redes sociais, o trabalho demandou a ideação de um novo site para a campanha. Quem comandou a programação do novo espaço digital foi o estagiário de programação, Bernardo Alvarez Braga. Ele comenta que o prazeroso do trabalho foi entender que as ações não impactariam somente uma instituição, mas uma comunidade inteira. “É um site para uma campanha e não para um cliente único, ele tem um propósito social”, acredita. Por se tratar de uma instituição pública, o site deveria conter um espaço para prestação de contas, mais uma novidade do trabalho para a equipe.

Olhar com o olhar do próximo

A Agexcom, tradicionalmente, atende clientes internos e externos à universidade, mas trabalhar com uma instituição pública de saúde, com uma imagem já fomentada na comunidade foi desafiador. Para o professor Robert Thieme, mentor de Publicidade e Propaganda e agência, é possível visualizar o impacto da campanha. “É nesse tipo de trabalho que se vê o valor do que a gente faz”, conta. Ele acredita que um dos maiores aprendizados para os alunos envolvidos no projeto foi a oportunidade de criar empatia junto às pessoas que, de alguma forma, são impactadas pelo Centenário. O site da campanha pode ser acessado no endereço: http://fhcsl.com.br/transforma.

Ainda, no dia 14 de dezembro, a cerimônia de lançamento da campanha, realizada no Hospital Centenário, validou o trabalho da equipe, valorizando os estagiários envolvidos, que tiveram a oportunidade de apresentar para as autoridades municipais e convidados o seu trabalho. “Não é somente um resultado esteticamente bonito, mas que vai impactar positivamente”, finaliza Robert.

Ficha técnica:

Estagiários responsáveis:

Anna Letícia de Cesero, Bernardo Alvarez Braga, Cléo Rosa, Dandara Toniolo, Daniela Corrêa, Isabella Woycickoski, Maria Clara Goldani, Pietro Bressan Luchi, Thamy Thomazini

Fotografia:

Roberto Caloni

Coordenação:

Cybeli Moraes

Professores orientadores:

Anelise Zanoni, Débora Gadret, Dinara Dal Pai, Luciana Kraemer, Márcio Gomes, Nadege Lomando, Robert Thieme, Vanessa Cardoso

Profissionais:

Cristiane Rodrigues, Henrique de Souza, Larissa Schmidt, Marcelo Santos