Top 100: Professor da Unisinos é destaque em ranking internacional de pesquisadores com produções de impacto na área da Computação

Jorge Barbosa entrou para a lista dos mais citados da categoria na América Latina. AD Scientific Index classifica a produtividade de cientistas ao redor do mundo

Crédito: Arquivo Pessoal

O professor da Unisinos Jorge Barbosa foi reconhecido no ranking internacional Alper-Doger (AD) Scientific Index 2023, que classifica o impacto e a produtividade de cientistas ao redor do mundo. Pesquisador na área da Computação, ele está entre os 100 nomes mais relevantes da categoria na América Latina.

“É a representação de um trabalho colaborativo, de um grupo de pessoas que historicamente vêm trabalhando em parceria. Representa uma história de colaboração com colegas professores e pesquisadores, alunos, orientandos e equipes de projeto. É um trabalho coletivo”, destaca o pesquisador.

Criado por professores universitários na Turquia em 2021, o índice aponta os coeficientes de produtividade total e dos últimos seis anos de pesquisadores de diferentes ramos de atuação, com base em dados do Google Scholar (Google Acadêmico). Para formar o Top 100, também considera o número de citações atribuídas ao cientista em trabalhos acadêmicos. No caso de Barbosa, são 5,8 mil.

“A quantidade de citações representa o quanto esse artigo foi útil para a comunidade acadêmica”, explica o professor. “Quando um colega cita um artigo publicado por mim ou por qualquer outra pessoa, ele está usando o conhecimento produzido como base para o trabalho dele”, complementa.

A categoria e região em que o professor da Unisinos foi destaque inclui 2,8 mil cientistas, espalhados por 561 universidades de 25 países.

Ambientes inteligentes

Além de atuar no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Computação Aplicada, Barbosa faz parte do PPG em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da universidade. Na área da Computação, integra a linha de pesquisa chamada Engenharia de Software e Ambientes Inteligentes, em que se dedica ao desenvolvimento de serviços para diferentes espaços, como casas, hospitais e cidades.

“O serviço inteligente é um serviço que te ajuda a resolver um problema ou simplifica o teu cotidiano naquele ambiente. Por exemplo, numa casa inteligente, a casa pode ter conhecimento que te ajude na questão de controle de iluminação, de controle térmico. Isso de forma inteligente, ou seja, conhecendo o teu perfil”, exemplifica.

Nessa missão, a Inteligência Artificial (IA) entra como uma grande aliada, já que permite uma análise de grande volume de dados e geração de conhecimento sobre usuários e ambientes a partir deles. “A ideia é esta: um ambiente que tenha um serviço que traga alguma utilidade para o usuário, baseado na análise de dados”, conclui Barbosa.

Esta não é a primeira vez que o professor da Unisinos é reconhecido pela relevância de suas contribuições científicas. No ano passado, ele recebeu o título de Pesquisador Destaque no Prêmio Pesquisador Gaúcho, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Resultado acima da média

Decano da Escola Politécnica, o professor Sandro Rigo ressalta que o AD Scientific Index é importante porque sumariza os resultados da atividade de pesquisa e permite uma comparação adequada entre pesquisadores. “Consegue mostrar que o resultado do professor Jorge Barbosa é acima da média de professores e perto desse grupo com maior produção”, avalia o decano.

Atualmente, Barbosa acumula 234 artigos em periódicos, 34 em capítulos em livros, 243 trabalhos em anais de congresso, 94 orientações ou coorientações de produções acadêmicas e 46 registros de softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Para Rigo, a presença do professor no Top 100 do ranking também reforça o compromisso com a qualidade e excelência por parte da universidade. “Mostrando que a pesquisa atinge níveis de reconhecimento nacional e internacional.”