Professor da Unisinos vence Prêmio Pesquisador Gaúcho

A premiação, realizada pela Fapergs, será em novembro

Crédito: Divulgação

O professor da Unisinos, Jorge Barbosa está entre os vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Jorge, que atua nos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada e em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade, foi reconhecido na categoria Pesquisador Destaque, pela relevância de suas contribuições científicas na área de ciências da computação e informação.

“Considero o Prêmio Pesquisador Gaúcho uma iniciativa de grande valor para a comunidade do Rio Grande do Sul e do Brasil. O prêmio gera um movimento bastante importante, estimulando a meritocracia e reconhecendo pesquisadores e profissionais e, também, as instituições as quais eles estão vinculados. Agradeço à Fapergs pela mobilização da comunidade em torno desse reconhecimento aos premiados”, pontua.

Com o tema “Ciência Gera Desenvolvimento”, o prêmio visa a reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. Jorge se diz feliz com o reconhecimento, que representa um marco em sua carreira de 32 anos como professor e pesquisador. Ele considera a premiação um patrimônio do Estado.

“Compartilho esse reconhecimento com todos que fizeram parte dessa história, a qual envolve meus familiares, colegas professores e pesquisadores, alunos, orientandos, equipes de projetos e muitos outros parceiros e parceiras de atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação. Agradeço o apoio da Unisinos e, de forma muito especial, agradeço às comunidades dos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e em Engenharia Elétrica (PPGEL)”, destaca.

O evento de premiação está marcado para o dia 10 de novembro, às 18h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS. Confira aqui a lista completa dos agraciados.

Sobre as pesquisas

Entre os temas que Jorge se dedica a estudar, estão Ambientes Inteligentes, Engenharia de Software e sua integração. Nesse sentido, os estudos envolvem tópicos atuais e estratégicos, tais como Aprendizado de Máquina, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Data analytics, Cidades Inteligentes, entre outros.

“Os principais resultados envolvem a pesquisa e a criação de conhecimento que possa ser aplicado em inovações em diferentes áreas. As principais áreas de aplicação onde atuo são agricultura, saúde, educação, acessibilidade, indústria e logística. Nesse universo de tecnologias e aplicações são conduzidos os trabalhos que oriento na graduação, no mestrado e no doutorado”, conclui.