Unisinos recebe 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora

Com o tema “Cidade de Paz e Oportunidades”, a Universidade foi sede do evento no dia 30/11

Crédito: Manu Freitas

Entre os dias 29/11 e 30/11, ocorreu o 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora: Cidade de Paz e Oportunidades. Um dos palcos do evento foi a Unisinos, que sediou o segundo dia de atividades. “A importância de receber o Congresso está tanto em marcar a data na cidade, em que é celebrado o Dia Internacional das Cidades Educadoras, como em reforçar o compromisso da Universidade nesse Movimento de cidadania e de relações ecossistêmicas entre a cidade, seus espaços e a comunidade porto-alegrense”, destaca Debora Barauna, professora da Escola da Indústria Criativa, que coordenou o evento na Unisinos.

Crédito: Manu Freitas

Na parte da manhã, foram realizados debates sobre a decisão de ser uma cidade educadora, percursos e possibilidades, e novos caminhos para Porto Alegre. Enquanto no turno da tarde, os temas das palestras abordaram as interações digitais e os relatos do 1° Congresso Popular de Educação para a Cidadania. Além disso, o evento na Unisinos contou com sete salas de apresentação de projetos e experiências educadoras, as exposições artísticas “Lanceiros Negros” e “Faces Educadoras”, e as atrações culturais Stevan Zanirati e a Banda Terminal 470.

“O evento atingiu a expectativa de mobilizar diversos parceiros da sociedade civil organizada, convidados de outras cidades educadoras do Rio Grande do Sul, instituições públicas e privadas, e educadores independentes. No congresso foi possível perceber o anseio e o engajamento dos participantes em fazer de Porto Alegre uma Cidade Educadora de Paz e Oportunidades”, exalta Debora.

Crédito: Manu Freitas

Passado o evento, a professora informa que um balanço dos impactos gerados acontecerá na próxima segunda-feira, dia 12/12, no planejamento para 2023. Além disso, uma ação iniciada no evento continua viva: A Exposição “Faces Educadoras”. Ela poderá ganhar vida no muro da Mauá para comemorar o Dia Internacional das Cidades Educadoras. “Durante o evento, dois alunos do curso de Design da Unisinos, Rafael Dorneles e Santhiago Lautert, que encontraram na arte urbana uma forma de empreender com impacto, produziram ilustrações de Faces Educadoras. Agora uma Face será escolhida pelo voto popular no Instagram do Movimento (@poacidadeeducadora) e poderá ficar registrada na cidade”, conta Debora.