TEDxYouth@PortoAlegre é nesta quinta

Evento conta com transmissão ao vivo

Foto: Divulgação

Quinta-feira, 23 junho, é dia de compartilhar experiências na Capital. Das 10h às 13h, será realizado o TEDxYouth@PortoAlegre, evento local inspirado na conferência global TED para espalhar boas ideias.

Com apoio da Unisinos e promovida por professores e estudantes de Ensino Médio do Colégio Anchieta, esta edição será para convidados e ocorrerá lá mesmo, no Auditório 1 da instituição. Demais interessados poderão acompanhar o TEDxYouth ao vivo pela internet, no site do Anchieta: www.colegioanchieta.g12.br.

Desde sua concepção, o evento é orientado para a juventude e vem para incentivar os jovens a discutirem temas que eles mesmos consideram pertinentes. Entre os assuntos, estão prática esportiva, segurança pública, carreira, preservação ambiental e arte.

A speaker Bárbara Amorim é uma dessas pessoas que têm história a contar. A jovem vem de Mossoró (Rio Grande do Norte) para falar sobre o projeto de reutilização da embalagem de cimento na produção de blocos ecológicos, que desenvolve junto a duas colegas e um orientador. A iniciativa dá fim adequado a um produto que poluiria o meio ambiente e diminui os custos de fabricação do bloco ao reduzir a quantidade de materiais necessários (cimento e areia).

Quem também vem de fora do estado é a estudante carioca Sofia Calderano. Por meio de uma parceria com o colégio onde estuda, a jovem conheceu o projeto social Teto, que constrói casas emergenciais para a comunidade carente. No TEDxYouth, vai palestrar sobre o impacto do voluntariado na sociedade.

O evento terá ainda duas atrações culturais: o Grupo Legato, que promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio da arte, e a Banda Saída, que é formada por estudantes e valoriza o pop rock nacional.

Bastidores

Por trás do TEDxYouth, há muita dedicação e trabalho em equipe. A estudante que coordena a equipe de marketing, Giulia Cunha, encara a experiência como um aprendizado. “Eu tinha problemas em delegar tarefas para outras pessoas, sempre queria fazer tudo sozinha. Isso, felizmente, mudou durante esse processo. Percebi que não é necessário ter controle sobre tudo que está acontecendo, pois existem pessoas competentes realizando as mais diversas tarefas”, avalia.

A líder do grupo de captação e recursos, Bárbara Dick, também vê o TEDxYouth como oportunidade de adquirir conhecimentos, tanto de ordem técnica, como ir em busca de apoiadores e preparar a programação do dia, quanto pessoal, no sentido de lidar com diferentes ideias e personalidades.

Enquanto isso, o professor Gustavo Borba, host do TEDxUnisinos, acompanha a preparação para a edição no Anchieta e diz que tem sido um prazer trabalhar com os estudantes: “Os encontros TEDxYouth permitem que jovens tenham uma experiência única, organizando um grande evento e expondo ideias que podem inspirar colegas e a comunidade como um todo”.

Giulia sabe bem o que é se sentir inspirada. “Eu decidi contribuir para a organização do TEDx por vários motivos. Acredito que o principal foi a minha vontade de fazer a diferença. Eu gosto muito de mudar, de revolucionar, de inovar, e acredito que o TEDx faz isso. Ainda mais em tempos de educação padronizada, que limita o aproveitamento das habilidades individuais dos alunos. O Anchieta tomou a iniciativa de realizar um evento que quebra um pouco disso, e eu, é claro, quis fazer parte”, comenta.

Assim como Giulia, Bárbara conta que se interessou pela iniciativa assim que foi apresentada a ela, e que logo quis participar do projeto. “O TEDxYouth@PortoAlegre é um evento único, todos estão trabalhando muito para ele dar certo e vai ser muito legal”, prevê. “Espero que ele toque as pessoas e as faça refletir sobre essas ideias e propostas que os palestrantes apresentarão.”

Mais informações na página do evento.

Data: quinta-feira, 23 de junho

Transmissão ao vivo pelo site do Colégio Anchieta (www.colegioanchieta.g12.br).