A importância da inovação nas empresas

Evento sobre transformação cultural movimentou o Campus Unisinos Porto Alegre, ontem, 23/3

Crédito: Divulgação

O Novo Campus Unisinos Porto Alegre foi projetado para ser um espaço de inovação, cultura e ação social. E para marcar esse início, aconteceu ontem à noite, 23/3, o HUB. O evento tem como objetivo promover debates sobre temas que impactam nas dinâmicas de empresas e organizações de todas as áreas.

Durante a abertura, o pró-reitor de Administração da Unisinos, João Zani, destacou a satisfação da Universidade em entregar um novo campus para a cidade de Porto Alegre. Ele também falou da importância da formação e do desenvolvimento dos alunos. “Queremos formar pessoas que façam a diferença na sociedade”, completou.

Crédito: Divulgação

O diretor do Campus Unisinos Porto Alegre, Cristiano Richter destacou a excelência acadêmica. “Essa Universidade de excelência é a mesma que vai sediar todos os cursos que vocês estão vendo nesse evento”, ressaltou. Para o diretor da Unidade Acadêmica de Pós-Graduação, Alsones Balestrin, o encontro mostrou um pouco do que a Unisinos pode entregar. “Esse complexo é para trazer uma opção profissional para Porto Alegre e uma opção para você construir a sua trajetória de formação profissional”, concluiu.

Crédito: Divulgação

A noite foi marcada pela palestra “Transformação Cultural para a Inovação”, ministrada por Leonardo Comparsi de Oliveira, business partner para a América Latina da OutThink, LLC. Ele falou sobre inovação na era da revolução digital e destacou a mudança na velocidade em que as coisas acontecem. “A tarefa daqui pra frente não é executar a tarefa. É mudar a tarefa. E a inovação vai ser a ferramenta que vai nos fazer suportar a mudança que vem aí”, explicou.

O palestrante enfatizou o quanto é importante para as organizações se adaptarem às mudanças. “A mudança vai vir de qualquer jeito. A gente querendo ou não. E se a gente não se programar, será atropelado por ela”, enfatizou.

Leonardo destacou alguns tópicos importantes no processo de mudança dentro de empresas e organizações:

• Identificar e acessar oportunidades fora da sua empresa;
  • Estar continuamente se renovando, se transformando;
  • Estrutura organizacional simples, plana (pouca hierarquia);
  • Liberdade e responsabilidade para as pessoas tomarem decisões;
  • Líderes aceitam o risco e lidam com falhas construtivamente;
  • Sintonizar oferta às necessidades dos clientes;
  • Ser mais preocupado em resolver o problema do cliente do que com seus próprios produtos e serviços;
  • Não se preocupar se a solução virá de seu portfólio ou de uma rede de parceiros;
  • Criar e operar como um ecossistema;
  • Comunicar o que está sendo feito.

Após a palestra, o público teve a oportunidade de participar de oficinas nas áreas de Gestão e Negócios, Saúde, Indústria Criativa, Direito, Politécnica e Humanidades. As atividades envolveram temas como: inovação tecnológica, reforma política e empreendedorismo em modelos de negócios.

Ficou interessado em saber mais sobre o Campus Unisinos Porto Alegre? Outras informações no site da Universidade.