TEDxUnisinosSalon: histórias inspiradoras para reinventar a educação

“A Sala de Aula do Presente” foi o tema do evento, que contou com quatro speakers inovadores e apaixonados pela arte de ensinar

Crédito: Rodrigo W. Blum

Uma Na sexta-feira, 05 de maio, o campus Unisinos Porto Alegre foi o palco da primeira edição do TEDxUnisinosSalon de 2017, sob o tema A sala de aula do presente. Durante toda a manhã, estudantes de Ensino Médio, acadêmicos e professores de diversas áreas respiraram os ares da educação inovadora, com as experiências compartilhadas pelos professores Paulo Sérgio Fochi, Fabrício Scheffer e Cláudia Rosana Souza. A também professora Naraiana de Liz Freitas, speaker do TEDxUnisinos 2013, foi a hostess do evento.

Crédito: Rodrigo W. Blum / Nana foi a Hostess do evento

Os 120 convidados foram provocados a desconstruir seus conceitos sobre sala de aula e reinventar as ferramentas de ensino. Para tanto, histórias inspiradoras não faltaram. Os três speakers, com formação, ideias e atuações completamente diferentes, foram os responsáveis por partilhar seus cases de sucesso com a plateia. “O objetivo do TEDxUnisinosSalon é gerar a discussão a respeito de temas atuais e emergentes na sociedade. A partir dos exemplos inovadores que trouxemos hoje, queremos que os participantes reflitam a educação, como podem melhorar as dinâmicas das aulas e a forma como acontece a relação  aluno-professor no processo de aprendizagem”, explicou a organizadora licenciada do TEDxUnisinosSalon, Gabriela Gonçalves.

Crédito: Rodrigo W. Blum / Gustavo Borba fez a abertura oficial do TEDxUnisinosSalon

“Depois de conhecer a professora Nana, a escala de avaliação das aulas passou de ‘aula normal e aula legal’ para ‘aula normal e aula Nana’”, brincou o organizador do TEDxPortoAlegre e embaixador TEDx no Brasil, Gustavo Borba, ao apresentar a hostess do evento. Na sua fala inicial, Naraiana, ou Nana, como é carinhosamente chamada pelos alunos, destacou a importância do momento para o debate acerca do tema. “Um dia assim é sempre inspirador e ímpar na vida de quem fala e de quem participa. Somos testemunhas de inúmeras ideias que já transformam a realidade de professores, alunos, ensino e aprendizagem. Compartilhem conhecimento, façam conexões e sejam agentes da transformação nas suas salas de aula também”, evocou.

Criatividade + amor = educação inovadora

Os olhares atentos dos convidados pouco desviavam dos speakers e as expressões de seriedade davam espaço às risadas arrancadas pelas experiências inusitadas trazidas pelas falas dos palestrantes, que estão ou já estiveram diariamente em sala de aula. Logo no primeiro talk, já foi possível constatar que as salas de aula podem ser muito diferentes: o pesquisador Paulo Sérgio Fochi, autor do livro Afinal, o que os bebês fazem no berçário? compartilhou seus conhecimentos sobre a Educação Infantil, os mistérios e desafios encontrados pelos educadores nesse momento da vida tão peculiar e importante para o desenvolvimento dos indivíduos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na sequência, Cláudia Rosana Souza, formada em Letras, apresentou o projeto interdisciplinar Curta-Metragem, que amplia os horizontes de inúmeros alunos de Ensino Médio. “A sala de aula do presente é o mundo e ele está em constante transformação. O desafio dos professores é acompanhar esse movimento e usá-lo a favor de uma Educação inovadora”, frisou. Aliar as metodologias tradicionais às inovadoras também é estratégia do professor de Física, Fabrício Scheffer, último speaker da manhã. Ele falou sobre como criou o canal Física Fábris no YouTube e como as suas lições viraram vídeos para ensinar a disciplina a qualquer pessoa do mundo.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A professora de anos iniciais da escola Irmão Weibert, de São Leopoldo, Gisele Giacomin, é aspirante da transformação constante da sala de aula. O sorriso estampado no rosto, ao final do TEDxUnisinosSalon, revelava a satisfação em compartilhar ideias e ter novas inspirações para as suas aulas. “O momento para formar os cidadãos e profissionais do futuro é o presente. Por isso, o que me motiva é o desejo de inovar a maneira de lecionar e fazer da sala de aula, cada vez mais, um espaço diferenciado para a aprendizagem”, revelou.

TEDxUnisinosSalon em movimento

O TEDxUnisinosSalon ocorre três vezes por ano. A próxima edição, sobre Saúde, está prevista para o mês de junho, mas ainda não tem data definida. Já o TEDxUnisinos 2017 já pode ser marcado na agenda: será no dia 28 de outubro, no Teatro Unisinos, no campus Porto Alegre. As informações sobre inscrição e serviços serão divulgadas assim que definidas.