Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus São Leopoldo, completa 50 anos

Crédito: Divulgação

Na noite da última sexta-feira, 29/10, o curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus São Leopoldo, completou 50 anos. Em comemoração, a direção do curso promoveu o evento Cantos e Contos, reunindo histórias de pessoas ligadas à área e à Universidade para darem seus testemunhos. Em meio a esses contos, os artistas Rafael Strey e Gustavo Baldi apresentaram uma série de números musicais. O evento no Teatro Unisinos Porto Alegre teve transmissão online.

Ao abrir o evento, um dos coordenadores do curso, professor Adalberto Heck, cumprimentou os presentes na plateia e no palco. Depois de explicar o funcionamento do Cantos e Contos, Adalberto aproveitou o momento para dar novidades a respeito da Arquitetura e Urbanismo da Unisinos.

Crédito: Divulgação

A principal delas foi a celebração de uma parceria de dupla titulação com a Universidade Nacional de Rosario (UNR), na Argentina. O projeto correu por mais de sete anos, e resultou, no meio do caminho, na Acreditação da Universidade pelo Sistema Educacional do Mercosul. “Nós temos uma intensa identificação com a América Latina. Foi algo que exigiu muita emoção, e possibilitou a troca de alunos e docentes”, explicou o professor. A UNR enviou um vídeo à Unisinos para parabenizar o cinquentenário do curso, a partir do decano do seu curso de Arquitetura, Adolfo Del Río, e do secretário acadêmico Sergio Bertozi.

Crédito: Divulgação

O decano da Escola Politécnica da Unisinos, Sandro Rigo, destacou a importância de o evento dos cinquenta anos da Arquitetura e Urbanismo poder ser presencial. “Peço que todos continuem com as medidas sanitárias necessárias para que possamos cada vez mais estar juntos novamente no ambiente acadêmico”, frisou. Sandro também apontou que o curso faz uma série de atividades multidisciplinares com as variadas áreas da Escola Politécnica, promovendo o apoio à comunidade e a oportunidade de vivência dos alunos.

Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, diretor da Unidade Acadêmica de Graduação e futuro reitor da Unisinos, parabenizou a Arquitetura e Urbanismo e todos que, dentro da Universidade, trabalham para que esse e outros cursos entreguem os melhores resultados. Para ele, o cuidado silencioso que os professores dispensam aos alunos e turmas faz a diferença. “Um final de semana corrigindo ou preparando avaliações. O acompanhamento individualizado. Tudo isso faz com que jovens cheios de expectativas se tornem profissionais de caráter.”

Crédito: Divulgação

O reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, destacou a importância da reunião de todos para celebrar a comunidade acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo. ”Devemos fortalecer sempre o nosso vínculo de afeto enquanto comunidade humana, comunidade universitária”. Segundo o reitor, essa comunidade tem um compromisso com um tipo de humanismo que está no cerne dos valores da Unisinos: compromisso com a Ciência, com a Constituição e com a democracia.

Crédito: Divulgação

Pe. Marcelo também aproveitou para falar sobre o final de sua gestão. “O que eu espero sempre é que a Unisinos siga dando os passos necessários, todos os dias, para mudar a vida de seus alunos. Audaciosos, mas sem serem aventureiros”, declarou.

A professora da Escola Politécnica e coordenadora da Especialização Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano, Izabele Colusso, falou sobre um novo curso ligado à área na Unisinos. O Pós-MBA em Cidades Inteligentes que é uma parceria com a Câmara Brasil-Alemanha. “É mais uma oportunidade de qualificação para os nossos egressos e para o mercado de trabalho”, disse Izabele.

Crédito: Divulgação

Pelo resto da noite, além da música, foi possível ouvir uma série de histórias de alguns dos quase cinco mil egressos já formados pelo curso de Arquitetura e Urbanismo desde sua formação. Dentre essas, a de Honores Mambrini, que foi um dos formandos da primeira turma, tendo também sido professor e coordenador da graduação mais tarde. “A história desses 50 anos se confunde com a minha. Lembro de coisas que todos aqui nem imaginam. Eram tempos interessantes. Isso tudo torna esta data especialmente importante para mim, como sei que é para vocês”, confessou.

Crédito: Divulgação

A Unisinos foi a primeira universidade a oferecer esta formação fora de Porto Alegre.