Tecnosinos inaugura novo Showroom

Pedro Barbosa - Tecnosinos

A inovação, que sempre esteve presente no DNA das empresas do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, precisa ser mostrada de forma mais atraente. Assim, buscando ser a expressão das novas tecnologias, em evento realizado na última quinta-feira, 16/12, foi inaugurado o novo Showroom do Tecnosinos. O espaço remodelado agora é mais digital e interativo, buscando ser a expressão das novas tecnologias produzidas pelas empresas do Parque.

A diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, destacou o trabalho realizado ao longo dos mais de 20 anos do Parque. “Temos aqui muitos empresários que estão desde o começo. Em 2009, tínhamos 23 empresas e gerávamos 540 empregos. Hoje, estamos consolidados como um dos principais parques tecnológicos da América Latina. Somos referência nacional: a única incubadora do país com o mais alto nível de incubação, a Certificação Cerne 4.”

Atualmente, o Tecnosinos conta com 121 empresas, entre consolidadas e startups, e gera cerca de 10 mil empregos diretos. Constitui-se em um ambiente tecnológico, que visa fomentar novas economias da área, orientadas pelo empreendedorismo inovador e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região do Vale dos Sinos.

Susana ressaltou que quando o Showroom foi criado, em 2013, o objetivo era a exposição dos produtos das empresas do Tecnosinos. “Na época foi um projeto pioneiro, mas que foi se perdendo ao longo do tempo. A ideia deste novo espaço é dar uma renovada, fazer com seja uma demonstração das tecnologias que a gente produz aqui. Será importante não só para a institucionalidade do parque tecnológico, mas para os empreendedores.”

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Pedro Barbosa

A arena construída também está alinhada com o momento atual, para ser utilizada por startups, pelas empresas consolidadas, para o Programa Talentos e pela Academia. Susana destaca que o ambiente será um espaço de todos. “Será usado como degustação das tecnologias produzidas por nossas empresas. O Showroom é para as empresas. A maior força que ele pode ter é quando efetivamente se tornar um instrumento de parcerias e de demonstração desse ecossistema.”

O reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, ressaltou a importância do Tecnosinos para o desenvolvimento cultural e tecnológico de São Leopoldo. “Podemos ter orgulho de dizer que, em poucos anos, levantou-se um pujante parque tecnológico, transferindo essa riqueza para benefício da população.”

De acordo com o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, a decisão estratégica de apostar em tecnologia foi fundamental para o crescimento da cidade. “Nossa experiência com a Governança do Tecnosinos é uma inovação que reúne Universidade, empresários e o poder público local. Dentro das dificuldades encontradas, criamos alternativas para crescer e desenvolver. Precisamos continuar a investir em pesquisa, estudo e ciência para ter uma Universidade mais forte, um Parque mais forte e uma cidade desenvolvida.”

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Pedro Barbosa

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e diretor da SKA, Siegfried Koelln, o Showroom foi pensado para dar oportunidades para quem quer criar e fazer. “O que vivemos aqui é espetacular. Para todos os empreendedores, nada melhor do que um sonho. Estamos expondo um projeto da SKA, que tem um pedido de patente pendente. É uma peça de intubação de pessoas, um projeto conjunto com o Instituto Hospitalar Conceição.”

Já o presidente da Associação do Polo de Informática de São Leopoldo e diretor da Digistar, Oldemar Brahm, destacou a importância da Governança do Tecnosinos para o sucesso do parque. “Somos parte de um projeto de colaboração que reúne empresários, poder público e Universidade. O Programa 3 Mil Talentos é um exemplo dessa sinergia. Demonstra que juntos somos mais fortes.”