Technurse está em desenvolvimento acelerado e busca por investidores

Crédito: Divulgação

Após ingressar na Incubadora Unitec, a Technurse está em desenvolvimento acelerado e busca por investidores para alavancar seu negócio. A startup atua em soluções para a saúde por meio de dispositivos tecnológicos e desenvolveu o PAGH BAND, uma pulseira de aferição semi-contínua de pressão arterial que auxilia na prevenção da mortalidade por hipertensão.

Desde a entrada no Tecnosinos, em março de 2023, a startup já avançou em algumas frentes do seu projeto. Depois da fase de testes do protótipo, agora o produto passa pela primeira validação no 23° Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS). A apresentação será feita pela engenheira biomédica e uma das sócias da startup, Ayame Gamarra. “Com essa validação, iniciamos o processo de consolidação do nosso negócio, mostrando que o produto funciona e que tem valor”, afirma uma das idealizadoras e sócias da Technurse, Janaina Avancini Pinheiro.

A relevância da pesquisa da Technurse vem rendendo frutos nos principais congressos e eventos de enfermagem nacionais. No 22º Seminário de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) e 3º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem (SINPE), a startup vai apresentar seu projeto. Na Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE), estará presente em uma mesa-redonda contando a sua experiência. Já o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Enfermagem da Região Sul do Brasil conferiu o primeiro lugar ao trabalho científico “Inovação em saúde: pulseira de determinação da pressão arterial para hipertensão induzida pela gravidez”.

De olho no futuro, os esforços da startup agora estão voltados para potencializar a sua jornada empreendedora. “Fazer pesquisa no Brasil é uma tarefa extremamente cara. Para avançar ainda mais no desenvolvimento da solução, buscamos por investidores e estudantes que contribuam para a evolução do nosso projeto”, conta.

Interessados em investir ou contribuir podem obter mais informações pelo e-mail technurse2022@gmail.com.

Sobre a Technurse

A Technurse é uma startup que busca soluções para a saúde por meio de dispositivos tecnológicos. A empresa é formada pelas sócias Janaina Avancini Pinheiro, mestre em Enfermagem e doutoranda da Computação Aplicada, Ayame Gamarra, engenheira biomédica e mestranda da Computação Aplicada e Daniel Amorim Borges Alves. Flávia Sales, doutoranda da Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o projeto e os professores da Unisinos, Sandro Rigo e Rodrigo Figueiredo coordenam a pesquisa.

O produto desenvolvido pela startup é o dispositivo PAGH BAND. A pulseira de aferição semi-contínua de pressão arterial realiza o monitoramento de pressão arterial em gestantes, hipertensos e demais interessados. O vestível capta os valores pressóricos e os armazena na nuvem. Esses dados são direcionados para um aplicativo de celular com dicas e cuidados. O chatbot inteligente é a principal funcionalidade da ferramenta: se os valores estiverem elevados, o bate-papo de voz orienta os próximos passos do paciente. No caso de persistência dos sintomas, o app oferece uma consultoria de enfermagem e, se ainda assim o quadro não apresentar nenhuma melhora, é disponibilizada uma consulta por telemedicina. O serviço será entregue por meio de uma assinatura mensal.