TEC Experience 2021/2

Crédito: Divulgação

Ao longo de cinco noites, os alunos dos cursos tecnológicos da Unisinos participaram do TEC Experience, uma atividade com o objetivo de conectá-los com profissionais de empresas que atuam em diferentes setores. “O TEC Experience visa estimular o networking entre alunos de diversas áreas, além do pensamento crítico e analítico através das conversas e atividades com empresas”, explica Emanuelle Nava Smaniotto, professora da Escola de Gestão e Negócios.

Durante esse período, os participantes assistem a debates sobre os temas mais recentes do mercado e elaboram propostas para a resolução de desafios trazidos por organizações convidadas, por meio de equipes multidisciplinares compostas por alunos das áreas de gestão e negócios, tecnologia da informação, design e engenharia. “A diversidade de áreas soma-se às diversidades de visões de mundo, que são dadas a partir das vivências e trajetória até aquele momento. Portanto, o TEC Experience é um grande catalisador de ideias que faz com que essas visões e conhecimentos técnicos sejam juntados de maneira positiva e propositiva para buscar soluções inovadoras”, comenta o professor da Escola Politécnica, Rodrigo Marques de Figueiredo.

A edição deste semestre teve em sua discussão principal como a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU se tornou necessária para todos os negócios e quais competências devem ser desenvolvidas para contribuir com uma comunidade mais sustentável. “Aqui desenvolvemos várias competências requeridas para os profissionais do futuro, como pessoais e sociais, flexibilidade, criatividade, comunicação, trabalho em equipe, além de competências metodológicas como a gestão de projeto e a gestão do tempo; e técnicas, como o uso de ferramentas tecnológicas para desenvolver as atividades e apresentar ideias”, aponta a professora Rosemary Francisco, da Escola Politécnica.

A atividade teve como foco o ODS 11: Cidades Sustentáveis, onde deveriam ser planejadas ações para implementação e engajamento na sociedade. Confira um resumo do que aconteceu nesses cinco dias:

Dia 1: os alunos participaram de um bate-papo com as empresas Gerdau e Ambev, onde se respondeu a seguinte pergunta: O que é ser sustentável?

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Divulgação

Dia 2: um novo bate-papo aconteceu, dessa vez com as empresas Renner, Youcom e Levi Thai, onde o foco foi na discussão em compreender a sustentabilidade na prática.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Divulgação

Dia 3: a empresa Faba compartilhou sua história com os alunos e lançou os desafios. Assim, os alunos foram divididos em equipes multidisciplinares, e fizeram uma atividade de reconhecimento da equipe.

Dia 4: os alunos trabalharam em cima da confecção de uma solução para o desafio, com o auxilio dos professores mentores.

Dia 5: ocorreu a apresentação dos pitchs com a solução para os desafios propostos. A transmissão ocorreu diretamente na sede da Faba, onde foi possível mostrar a área de produção e como é uma startup. “Um diferencial desta edição. Os alunos adoraram entender como tudo funciona na vida real, além do caráter divertido do bate-papo”, destaca Emanuelle.

Ao final do evento, as empresas participantes falaram sobre a riqueza de conhecimento na troca de conhecimento com os alunos e, principalmente, nas soluções trazidas através das apresentações do pitch final, que ainda contou com troféu e brindes para a equipe que mais se destacou.

Saiba mais

Os cursos tecnológicos da Unisinos, assim como todas as outras graduações, estão com as matrículas abertas. Para realizar as inscrições e ter mais informações acesse unisinos.br/graduacao.