Relatório da Dívida Pública do RS será apresentado na Unisinos

Crédito: Aurora Imagens Aéreas

Nesta sexta-feira, 12/5, o Relatório da Dívida Pública do RS será apresentado na Unisinos. A publicação digital, disponível no site do Tesouro, também será lançada no evento. O saldo da Dívida Pública do Estado chegou a R$ 93,6 bilhões em 2022. Uma evolução de 8,7% em relação ao ano anterior. Esse e outros dados constam no relatório. O evento acontecerá, a partir das 10h, no Campus Porto Alegre. A apresentação terá transmissão online e fornecerá certificado de participação. Para se inscrever e acompanhar online, clique aqui.

“O evento está alinhado ao novo planejamento estratégico da Unisinos, destacando o compromisso da Universidade em ‘qualificar e promover o desenvolvimento da sociedade’. Nesse sentido, a Unisinos colabora trazendo espaço para um tema relevante, de grande impacto na sociedade gaúcha, e atuando em parceria com o Estado em busca de crescimento e desenvolvimento”, pontua a professora da Escola de Gestão e Negócios, Juliana Rodrigues.

O Relatório é um documento técnico elaborado pela Secretaria da Fazenda e está em sua 14ª edição. Apresenta a evolução histórica da dívida do estado e, também, as projeções de trajetória para os próximos anos. O destaque em 2022 fica por conta da homologação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que permitirá o escalonamento do serviço da dívida com a União e de contratos com o sistema financeiro por nove anos, mediante um cronograma de pagamentos com percentuais graduais e progressivos, partindo de zero no primeiro ano e voltando à integralidade no décimo ano.

Para Juliana, a importância do relatório se dá pelo fornecimento de informações objetivas e transparentes à população geral acerca de um tema bastante técnico, mas que se relaciona à economia e aos serviços prestados pelo Estado à sociedade gaúcha. “O relatório apresenta conteúdo de interesse da população geral, mas também acadêmico, trazendo informações relacionadas aos cursos de gestão pública, ciências contábeis, ciências econômicas, entre outros”, completa.

Durante o evento, haverá palestra com a secretária da Fazenda do Estado, Pricilla Santana, que fará uma análise do dados. Ela abordará a situação fiscal do RS. Para acessar edições anteriores do relatório, clique aqui.