O Dia Mundial do AVC conscientiza a população de uma perigosa doença

Entenda mais sobre os riscos e os sintomas do acidente vascular cerebral e previna-se

Crédito: Divulgação

Uma doença silenciosa. Celebrado no dia 29/10, o Dia Mundial do AVC é uma data criada para conscientizar a população de uma das mais perigosas emergências médicas do mundo. Também conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral acontece quando os vasos que levam sangue ao cérebro rompem ou entopem, causando paralisia da área que ficou sem circulação sanguínea. Essa paralisia pode causar sequelas como dificuldade para se movimentar, ler, falar, engolir, compreender o que é dito e, em alguns casos, até a morte.

Por sua alta incidência, é a doença que mais mata no Brasil e a segunda que mais mata no mundo. Além disso, é a principal causa de incapacidade neurológica em todo o planeta, deixando 70% das pessoas que sofrem um AVC incapacitadas de voltar a trabalhar e 50% dependentes de outras pessoas para tarefas básicas. Entretanto, o tratamento para a recuperação existe e na maioria dos casos uma melhora significativa depende muito do tempo em que se espera para buscar tratamento.

Segundo Diogenes Zan, neurologista e professor da Escola de Saúde da Unisinos, é comum que muitas pessoas não busquem o atendimento médico imediato por falta de conhecimento. “A gente que trabalha com emergência diz que o AVC é uma emergência não-intuitiva, o que significa isso? Se qualquer leigo perceber alguém com dor no peito, todo mundo vai saber que a pessoa precisa de ajuda. No AVC é diferente, não salta aos olhos que aquilo é muito grave, pois muitas vezes a manifestação é sutil, o paciente tem dormência no braço, perda de força etc”, explica o médico.

Os sintomas do AVC podem ser identificados com o uso da escala SAMU. A sigla faz referência aos passos que devem ser tomados para analisar se a pessoa demonstra indícios de acidente vascular cerebral. O “S” refere-se a sorria, um indicativo para que a pessoa tente sorrir, pois durante um AVC a boca fica torta. O “A” significa abrace, já que um dos sintomas da doença é a dificuldade de levantar os braços. A letra “M” faz referência a tentativa de cantar uma música, ação que ajuda a perceber casos, pois a fala fica embolada. Já “U” refere-se a urgência, pois caso os sintomas anteriores se confirmem o mais importante a fazer é ligar para o SAMU pelo número 192 para receber o tratamento adequado.

Todavia, o AVC é sim prevenível, isso porque ele acontece em grande parte por hábitos que podem ser evitados. Sedentarismo, tabagismo, abuso de álcool e drogas são algumas das principais causas da doença. Além disso, pessoas com obesidade, diabetes, hipertensão e depressão contam com um fator de risco mais elevado e precisam tomar cuidado.

Em casos de suspeita da doença é indicado a procura de um médico com urgência, sendo recomendada a ligação para o 192 do SAMU, que saberá como conduzir o atendimento de maneira adequada.