Startup do Tecnosinos desenvolve solução para telemedicina

Eagle Care é um dos projetos selecionados no Edital Finep 03/2020 – Covid-19

Crédito: Rodrigo W. Blum

Praticar a higiene das mãos, utilizar máscara de proteção e, sempre que possível, manter uma distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas. Essas são algumas das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Imagine que, mesmo seguindo os protocolos, você apresente algum sintoma. A ação mais comum seria se dirigir até um posto de saúde e esperar na fila o atendimento, o que pode colocar, também, a saúde de outras pessoas em risco.

Neste sentido, a startup incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, Eagle Care, desenvolveu um aplicativo de telemedicina voltado para os setores público e privado, permitindo o monitoramento e o atendimento on-line. O Eagle Care – Combate ao Covid-19 foi um dos projetos selecionados no Edital Finep 03/2020 – Covid-19, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação. A ação visa estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras aplicadas ao ambiente de combate à pandemia. O projeto contemplado foi desenvolvido em parceria com a Unisinos e o Tecnosinos.

De acordo com o sócio da Eagle Care, Moises Lima, um dos objetivos é evitar aglomerações nos postos de saúde. “Muitos serviços foram cancelados totalmente ou parcialmente durante a pandemia. Dentre eles, as consultas eletivas. Mas, é possível realizar essa consulta de maneira remota. Nosso objetivo é que os atendimentos não parem. A teleconsulta possibilita que as pessoas continuem tendo acesso à rede de saúde”.

Para a diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o tempo é um fator decisivo na pandemia. Neste sentido, entende que a solução da Eagle Care vem trazer uma resposta aos desafios de atendimento, especialmente, da estrutura de atendimento de saúde pública. “Estamos orgulhosos desta startup que, de forma continuada, inova em prol da saúde humana”, destaca.

Atualmente o Eagle Care Saúde – Combate ao Covid-19 conta com os serviços de agendamento de consultas, controle de medicamentos, chat on-line, pré-triagem da Covid-19 (autoexame), agendamento de vacinação, renovação de receitas médicas e teleconsulta, além de uma seção de dicas e orientações. Até novembro deste ano, período estipulado no edital, serão desenvolvidas novas funcionalidades para a ferramenta, a fim de aperfeiçoar e melhorar a usabilidade do aplicativo. Serão agregados os módulos de triagem avançada, prontuário eletrônico e monitoramento remoto.

A gestora do projeto Eagle Care Finep, Paula Rocha, explica que o plano está inserido na linha temática A do edital, que é a de serviços remotos de saúde voltados à escalabilidade do atendimento em atividades como diagnóstico, tratamento e prevenção. Ela destaca que as novas funcionalidades estão sendo desenvolvidas em sintonia com municípios parceiros. “Estamos em sintonia com profissionais de saúde, que nos guiam quanto à necessidade do município, bem como dão dicas para melhorias. Como o projeto é voltado ao enfrentamento da pandemia, precisamos estar em contato permanente com quem atua na linha de frente”.

Atualmente, o Eagle Care Saúde – Combate ao Covid-19 está disponível em três municípios: Passo de Torres/SC, São Leopoldo e Três Cachoeiras. Os municípios que possuem interesse em utilizar o Eagle Care devem acessar o site da startup e preencher o formulário de contato.

Mesmo que o município não tenha aderido ao uso do aplicativo na rede básica de saúde, é possível instalar e utilizar algumas funcionalidades do app individualmente. Para tal, basta acessar aqui e realizar um simples cadastro.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar