Descerramento de quadros na Galeria de Fotos de ex-reitores e ex-vice-reitores

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nessa terça-feira, 21/12, aconteceu o Descerramento dos quadros de fotos do reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, e do vice-reitor, Pe. Pedro Gilberto Gomes, na Galeria de Fotos dos ex-reitores e ex-vice-reitores da Unisinos. O evento ocorreu na reitoria.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Rodrigo W. Blum

Pe. Marcelo, natural de Florianópolis, Santa Catarina, é sacerdote jesuíta desde 1978. Graduado em Filosofia e em Teologia na Itália, cursou especialização em Filosofia na Alemanha. Concluiu mestrado em Filosofia e Teologia, além de doutorado e pós-doutorado em Filosofia. É reitor da Unisinos desde 2006. Além de reitor, é professor titular da Universidade desde 1998, atuando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Antes de ser reitor, foi vice-reitor (2002-2005), e coordenador executivo do PPG em Filosofia (1998-2005).

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Rodrigo W. Blum

Na oportunidade, o reitor disse que estar na Unisinos é uma benção de Deus. “Hoje, como um reitor que está saindo, posso dizer que sou melhor do que há 20 anos quando entrei no cargo. E por uma série de fatos, como a convivência, o trabalho fatigoso, os momentos de tensão, a perspectiva de formar pessoas, isso tudo fez de mim um homem melhor, e eu penso que faz cada um de nós pessoas melhores”. Ao finalizar, contemplando a Galeria de Fotos, completou: “Eu contemplo a ideia de universidade nessa galeria; e é isso que nós temos que contemplar. Aos poucos, a figura do indivíduo vai se diluindo e fica uma coleção de pessoas, uma coleção de fatos, uma coleção de dificuldades que estão prosperando”, finalizou.

Pe. Pedro, natural de Blumenau, Santa Catarina, é sacerdote jesuíta desde 1978. Bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia e especialista em Teologia, é também mestre e doutor em Ciências da Comunicação. Sua trajetória na Unisinos iniciou há 28 anos. Atualmente, é vice-reitor da Unisinos (desde 2018), professor titular e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (desde 1996), diretor da Editora Unisinos (desde 2006) e membro do Colegiado Pleno do Conselho Universitário (desde 1994).

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Rodrigo W. Blum

“Todo esse tempo na reitoria foi um privilégio. Acho fundamental a empatia que desenvolvemos, o respeito para com as pessoas e se alegrar com as pessoas. Durante todo esse tempo, eu sempre me alegrei pela conquista do outro. A Universidade está crescendo, está fazendo, Deus seja louvado. Eu quero que a Universidade funcione. Vou continuar me alegrando e torcendo para a nova reitoria, acho que no caminho a gente tem que olhar para frente. O que sou hoje, se sou o que sou, sempre agradeço à Companhia de Jesus, mas fundamentalmente agradeço a vocês aqui na Unisinos”, ressaltou.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Rodrigo W. Blum

O evento também contou com uma fala do futuro reitor (Gestão 2022-2025), padre Sergio Mariucci. Ele destacou a grande reputação de padre Pedro junto à Companhia. “Eu tenho a responsabilidade de garantir a memória, o lugar e a estatura do padre Pedro nessa Universidade, da grandeza do serviço que ele sempre prestou e vai continuar prestando”. Na ocasião, Pe. Sérgio também destacou aspectos do atual reitor. “Acho que todos os ganhos, avanços e o significado da presença do padre Marcelo como reitor da Unisinos, tantos que já foram nomeados, talvez um não foi. Ele trouxe afetividade para as relações de gestão da Unisinos. E faz isso naturalmente, pelo jeito com que conversa, a forma como constitui. Eu acho que isso é um ganho enorme. E a gente percebe como um ambiente de trabalho, de gestão, acadêmico é também um ambiente em que as pessoas se sentem bem, tem vínculos”, pontuou.

Em 31/12/21, Pe. Marcelo encerra uma gestão de quatro mandatos consecutivos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar