A nova graduação: Engenharia Biomédica

Curso, com início no próximo semestre, é focado em tecnologia aplicada à saúde

As inscrições para o vestibular de verão abriram na última semana e já é possível se candidatar à vaga para a nova graduação da Unisinos: Engenharia Biomédica. A faculdade objetiva a formação de profissionais que desenvolvam métodos, técnicas, equipamentos, materiais e sistemas próprios para o diagnóstico, prevenção, tratamento e reabilitação de doenças em benefício da sociedade. “Nesse contexto, a Unisinos lança o curso de Engenharia Biomédica, com foco na área de equipamentos e dispositivos médico-hospitalares e imagens”, fala Vinícius Souza, gerente de bacharelado.

Segundo o MEC, o curso de Engenharia Biomédica da Unisinos é apenas o 14º no Brasil e o segundo na região sul do país. Ele irá priorizar o desenvolvimento de novos projetos na área de tecnologia e saúde, formando egressos criativos e críticos capazes de analisar criticamente o impacto das ações tecnológicas para o bem-estar humano e de adequar suas ações, contribuindo com a sociedade de modo comprometido com os valores e princípios que a universidade possui. “Existe hoje, no Brasil, uma demanda para o desenvolvimento científico, tecnológico e produtivo do complexo industrial da saúde e, portanto, uma crescente necessidade por profissionais qualificados para auxiliar nessa tarefa”, destaca Vinícius.

Além disso, o estudante terá a opção de cursar um semestre na universidade alemã, parceira, Friedrich Alexander Universität (FAU). Também, a Unisinos é uma das instituições que firmou comprometimento com o Termo de Cooperação para Implantação de um Cluster de Tecnologias para Saúde, com apoio do Medical Valley de Erlangen, Alemanha, assinado pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Com a formação de engenheiro biomédico, o profissional pode atuar em alguns dos principais segmentos da indústria de equipamentos e dispositivos médicos, que são: diagnósticos in vitro, diagnósticos por imagem, implantes e eletromédicos.