Simpósio celebrará os 35 anos do Comitesinos

I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas ocorre entre os dias 10/4 e 13/4

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em março de 2023, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) completou 35 anos de história. Para celebrar a marca, o órgão promove, juntamente com a Unisinos, o I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas, entre os dias 10/4 e 13/4.

Criado em 1988, o Comitesinos foi o primeiro comitê de gerenciamento de recursos hídricos do Brasil — hoje, há 25 organizações do tipo apenas no Rio Grande do Sul. Nessas três décadas e meia de história, o órgão ajudou a promover marcos regulatórios e políticas públicas de preservação, uso racional da água e redução do impacto ambiental na Bacia do Rio dos Sinos.

“Entre as questões mais marcantes trazidas pelo Comitesinos está a regulamentação criada a partir de 2006, que determina a redução do uso da água em função da altura do rio”, relembra Carlos Moraes, professor da Escola Politécnica da Unisinos e membro da Comissão Permanente de Assessoramento Técnico (CPA) do Comitesinos.

Segundo ele, a regulamentação levou à mudança de uma série de paradigmas, como a revisão dos processos de uso de água da agricultura, o setor que mais consome o recurso.

Outro exemplo trazido pelo professor é o zoneamento que impede a construção civil em áreas de alagamento naturais, que ajudam a prevenir enchentes em determinadas regiões de municípios que compõem a bacia.

“São ações que ajudam a entender a importância de constituir esse primeiro simpósio para marcar os 35 anos do Comitesinos”, completa.

O evento

O I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas tem o objetivo de discutir e formular ações de manejo para a melhoria da quantidade e qualidade da água da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.

O evento ocorrerá presencialmente, no Anfiteatro Padre Werner (campus Unisinos São Leopoldo), e inclui visitas guiadas ao Museu do Rio dos Sinos (São Leopoldo), Elevatória de Água Bruta (EAB) e Estação de Tratamento de Água (ETA) do SEMAE (São Leopoldo) e Centro de Estudos Ambientais (Sapiranga).

As mesas redondas e palestras terão transmissão ao vivo no Youtube. Para conferir a programação completa e inscrever-se, acesse o site do evento.

Comitesinos

O Comitesinos foi criado para elaborar a política de gestão de água na Bacia Hiudrográfica do Rio dos Sinos. “Nele, ocorrem as discussões e deliberações sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usuários da água da bacia, visando a harmonização dos usos e a mediação de conflitos”, explica a presidente do comitê, Viviane Feijó Machado.

Para o professor Uwe Schulz, da Escola Politécnica da Unisinos e membro da Comissão Permanente de Assessoramento Técnico (CPA) do Comitesinos, a organização tem uma alta capacidade de mobilizar a população. “Na maioria dos projetos desenvolvidos no comitê, a população participa, ligando-se, dessa forma, às questões de gestão da água.”

Essa conexão com a população está presente até mesmo nos trabalhos de cunho científico realizados pelo comitê, contexto em que a Unisinos participa como unidade e pesquisa. “Através da cooperação com o Comitesinos, sempre conseguimos transformar a pesquisa em resultados para a sociedade”, garante Schulz.

Para os próximos anos, a presidente do Comitesinos afirma que um dos compromissos do órgão será continuar lutando pela implementação da Lei Nº 10.350/94, a Lei das Águas, que determina a cobrança pelo uso dos recursos hídricos como um instrumento que ajuda a avançar na garantia da quantidade e qualidade das águas.

Além disso, Viviane Feijó Machado cita como meta a arrecadação de recursos para a manutenção do Projeto VedeSinos, que visa recuperar a mata ciliar da bacia, com o objetivo de criar uma estratégia para recomposição dos pontos em que não há vegetação nativa.