Seminário marca instalação do COPAJU Brasil

Sistema Judicial, Direitos Sociais e Doutrina Franciscana ocorre de forma on-line na sexta-feira, 29/04. Inscrições estão abertas

Crédito: Divulgação

O seminário Sistema Judicial, Direitos Sociais e Doutrina Franciscana, que acontece na próxima sexta-feira, 29/04, vai marcar a instalação do Capítulo Brasileiro do COPAJU, instituído pelo Papa Francisco durante a Primeira Cúpula Pan-Americana de Juízas e Juízes pelos Direitos Sociais e pela Doutrina Franciscana, realizada em 2019, no Vaticano. O evento será transmitido pelo canal da Unisinos no Youtube. “É muito importante que a Unisinos receba a criação do Capítulo Brasileiro, como Universidade jesuíta, comprometida com os valores da pessoa humana e da proteção do ambiente”, destaca o decano da Escola de Direito, Miguel Wedy.

Com o intuito de promover reflexões críticas envolvendo direitos sociais, o seminário contará inicialmente com a presença do reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, na mesa de abertura junto dos seguintes convidados: Ananda Tostes Isoni, coordenadora do evento e Juíza do Trabalho; Roberto Andrés Gallardo, presidente do COPAJU e Juiz de Primeira Instância do Contencioso Administrativo e Tributário da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina; e Ana Inés Algorta Latorre, vice-presidente do COPAJU e Juíza Federal. “Um de seus objetivos centrais é a denúncia e a difusão de situações que colocam em risco os direitos humanos, sociais e ambientais”, pontua Ananda.

Logo após, se inicia um ciclo de palestras com as participações de Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Silvio Almeida, advogado, professor e autor do livro Racismo Estrutural; e Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). “O seminário, organizado em parceria com a Unisinos, nos convida a repensar o sistema de Justiça e rechaçar a reprodução de uma lógica socioeconômica de exclusão e perpetuação de desigualdades”, frisa Ananda.

Crédito: Divulgação

O quê: Seminário Sistema Judicial, Direitos Sociais e Doutrina Franciscana

Quando: sexta-feira, 29/04, das 15h às 18h

Onde: Canal do Youtube da Unisinos

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.