Seminário Cidade Bem Tratada: repensando a relação do homem com a natureza

Evento, que chega em sua 10ª edição, retoma discussões sobre a necessidade da coexistência com o meio ambiente e as formas possíveis de alcançá-la

Crédito: Divulgação

Em 2021, o Seminário Cidade Bem Tratada marca seu 10º ano. O encontro pauta a conscientização sobre a relação do ser humano com a natureza e como as cidades devem coexistir com o meio ambiente. “Hoje, no século 21, é inadmissível qualquer ação humana, seja ela qual for, não dialogar com a natureza”, frisa o coordenador geral do evento, Alberto Moesch.

O Seminário será realizado no dia 17 de novembro de maneira virtual, em decorrência do cenário de pandemia. Os painéis serão transmitidos pelo YouTube e Facebook, das 8h30 às 17h30. A inscrição é gratuita e a participação garante certificado para aqueles que realizarem a matrícula neste link.

Como será o Seminário

A programação do dia contará com dois painéis. O primeiro, “A cidade e sua relação com a natureza: simbiose necessária para a sustentabilidade e diante as mudanças climáticas”, tratará das soluções baseadas na natureza. “Não só as cidades, mas todas as ações humanas, porque a maioria das pessoas mora nas cidades. Logo, as cidades têm que entender que elas impactam outras regiões também, para atender às suas demandas”, explica Moesch.

Já o segundo painel, A política nacional de resíduos sólidos e o novo marco regulatório do saneamento, abordará o assunto base do evento desde sua criação. “O tema é urgente. Nós não podemos mais só gerar passivos. Eles precisam virar ativos. Se eu gero um papel, eu tenho que transformá-lo em papel de novo”, alerta o coordenador.

A dinâmica do evento prevê vários palestrantes, de diferentes áreas, em um mesmo painel, para ampliar o diálogo e as possibilidades de ações e soluções. A participação do público nos debates será um diferencial, pois sairá da tradicional lógica de apenas perguntas e respostas. “Não queremos o Seminário com formato de audiência pública, com falas unilaterais. A interação permitirá um aprofundamento dos assuntos por parte dos espectadores”, adianta Moesch.

Segundo o coordenador, o objetivo do encontro é pautar o tema com a sociedade para que ele não se torne algo escondido, só lembrado de vez em quando. “Toda a sociedade é responsável por colocar em prática mudanças de hábitos para cultivar a preservação, recuperação, regeneração e renaturalização de tudo que foi degradado”, enfatiza.

Unisinos é parceira do evento

O Seminário Cidade Bem Tratada conta com o patrocínio e apoio de diversas instituições, entre elas, a Unisinos, que participa divulgando o evento internamente. “São temáticas bastante importantes nesse momento atual em que estamos vivendo e que precisam ser discutidas para podermos implementar soluções e não perder aquilo que já foi conquistado ao longo de várias décadas”, destaca Carlos Moraes, professor da Escola Politécnica da Unisinos.

Para ele, as discussões provocadas pelos debates do evento acrescentam muito na formação dos estudantes. Os cursos de Engenharia, por exemplo, conforme enfatiza Moraes, carregam no currículo disciplinas que tratam da gestão ambiental e de como diminuir o impacto dos resíduos, temáticas que terão maior profundidade por meio das autoridades e protagonistas das áreas no Seminário. “Buscamos o apoio de Instituições de Ensino Superior porque sabemos que temos que ajudar na conscientização de todos, começando pelos estudantes e professores, porque serão eles que vão atuar no poder público e nas empresas”, reforça Moesch.

Apesar de mais voltado para aqueles que futuramente trabalharão na área, Moraes salienta que o Seminário agrega todos os cursos, uma vez que contribui para a formação de um cidadão que repensa a maneira como age com o meio ambiente. “A gente tem que tentar entender o porquê de uma embalagem plástica de salgadinho, por exemplo, é de um jeito e não de outro, que pode ser reciclado. Não costumamos questionar isso, mas é cada vez mais importante pensarmos nessas questões. Será que eu tenho que continuar comprando aquele produto que não usa embalagem reciclável?”, questiona o professor.

O Seminário Cidade Bem Tratada busca um novo olhar sobre a relação do homem com a natureza antes que ela se torne insustentável. “Nós temos que abraçar a natureza para que a natureza possa abraçar a cidade. Isso também gera economia, emprego e renda. Isso é business! E, acima de tudo, não é uma utopia, é uma realidade possível”, afirma Moesch.

Para saber mais sobre o 10º Seminário Cidade Bem Tratada, acompanhe atualizações no site e nas redes sociais do evento.