Encontro de Futebol Callejero

Evento acontece, entre os dias 26/8 e 1/9, em São Leopoldo

Crédito: Bruno Alencastro

De 26 de agosto a 01 de setembro de 2019, o Programa Esporte Integral – PEI será sede da primeira edição do Encontro Sul-Americano da Escola Regional de Mediadores. O evento reunirá cerca de 90 jovens vinculados a oito organizações sociais da América do Sul, que integram o Movimento de Futebol Callejero. Estarão presentes organizações sociais de cinco países: Brasil, Argentina, Paraguai, Peru e Chile.

O coordenador do PEI, Augusto Dotto, falou da importância do evento para o Programa e destacou que o encontro também serve como espaço de intercâmbio para os jovens. “Enquanto um dos fundadores do Movimento de Futebol Callejero, que está organizando a Escola de Mediadores, temos o papel de apoiar as ações desse Movimento. A organização do encontro nos coloca como protagonistas de um lindo e inédito projeto de formação para jovens da América do Sul. Outro ponto importante é proporcionar um espaço de intercâmbio tanto para nossos acadêmicos quanto para os adolescentes do PEI, que participarão de diversas formas do evento”, afirmou.

O Movimento de Futebol Callejero tem como principal objetivo promover a liderança positiva dos jovens, afim de contribuir para uma cultura de paz. Entre as dinâmicas e conteúdos trabalhados estão temáticas que envolvem direitos humanos, esporte e cidadania, feminismo, mediação para a paz, inclusão e diversidade.

Dotto destaca como principais aprendizados do esporte a capacidade de autonomia e organização proporcionada pela prática. “O desenvolvimento da capacidade de dialogar e negociar também está presente o tempo todo. O Futebol Callejero se diferencia por aproveitar a capacidade de mobilização do futebol buscando incentivar o diálogo e autonomia dos participantes, que durante o processo são atores principais da atividade, sem a tutela de um professor ou de um árbitro”, explica.

Em uma semana recheada de trabalhos para as equipes, algumas atividades serão abertas ao público externo, entre elas a abertura do evento, no dia 27/8, às 19h30 na Sala de Seminários do Centro de Esporte e Lazer da Unisinos, Campus São Leopoldo, e o Festival de Futebol Callejero, que ocorrerá na Praça Tiradentes, ao lado do Centro de Cidadania e Ação Social – CCIAS (Antiga Sede da Unisinos), no dia 30/8, das 13h às 17h. Mais informações pelo e-mail: pei@unisinos.br.

Sobre o PEI

O Programa Esporte Integral – PEI é membro fundador do Movimento de Futebol Callejero, trabalhando com essa modalidade desde 2010. O projeto tem como foco de atuação as atividades esportivas e de lazer, entendendo essa iniciativa como âmbito de desenvolvimento pessoal e comunitário. Hoje, cerca de 300 crianças e adolescentes de São Leopoldo, em vulnerabilidade social, são atendidas pelo PEI.

O projeto do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos – CCIAS tem como parceiros o Programa AABB Comunidade, AABB São Leopoldo e Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Educação. Em três décadas, aproximadamente 12 mil educandos já participaram das suas atividades, mobilizando cerca de 600 acadêmicos da Universidade.