SAP expande centro de inovação, pesquisa e desenvolvimento em São Leopoldo

Terceira ampliação da SAP Labs Latin America contou com investimento de R$ 120 milhões; unidade passa a integrar o HUB global de inovação da SAP

Crédito: Divulgação/Tecnosinos

Após 16 anos de atividade, a SAP Labs Latin America, hub de inovação, pesquisa e desenvolvimento da SAP, teve a sua terceira fase de expansão concluída e inaugurada na última segunda-feira, 20/06, em São Leopoldo. Localizada no campus da Unisinos, a nova unidade recebeu investimentos de R$ 120 milhões e vai abrigar uma força de trabalho de cerca de 850 colaboradores brasileiros e de outras 20 nacionalidades, dentro de um total de quase 2.000 pessoas. A expansão também deve gerar mais de 200 empregos indiretos na região. 

O presidente da SAP Labs Latin América, Dennison John, afirma que as empresas latino-americanas estão investindo cada vez mais na transformação digital e prestando atenção especial para a sustentabilidade. “Com esta nova expansão de nossas operações, estamos em posição para liderar este processo e demonstrar ao mundo a criatividade e a capacidade de inovar da região, atuando juntamente com especialistas do mundo todo para criarmos tecnologias ágeis, poderosas e que tem a sustentabilidade como centro”. 

O reitor da Unisinos, Sérgio Mariucci, destaca que a expansão da unidade da SAP no Tecnosinos projeta a Unisinos, São Leopoldo e o Rio Grande do Sul como polo de tecnologia de ponta e comprova a relevância de um arrojo colaborativo entre Universidade, sociedade e poder público, voltado para o desenvolvimento regional sustentável. “A SAP nos inspira com sua política inclusiva e uma gestão que valoriza a criatividade. Reforça-se o proveito para o currículo da Universidade, de contar em seu ecossistema com uma empresa deste porte. A vizinhança abre um horizonte de oportunidades para nossos alunos, bem como de aprendizagem para a Unisinos, que, por sua vez, garante recíprocos ganhos a todos os envolvidos no Parque”. 

Além disso, Mariucci reiterou a importância da colaboração do ex-reitor da Universidade, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, que atuou ativamente para viabilizar a instalação da SAP no Tecnosinos. “Foi sua articulação que tornou possível o avanço nas negociações e viabilizou a realização do projeto”. 

Crédito: Divulgação/Tecnosinos

De acordo com o diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, como uma das empresas âncoras do Parque, a SAP contribui para o desenvolvimento regional investindo em inovação continuamente. “É referência para talentos que se sentem estimulados a se desenvolver para atuar em uma empresa global de tecnologia e reconhecidamente a melhor empresa para se trabalhar no setor. Suas soluções permitem que clientes e parceiros se tornem mais competitivos e aprimorem suas ofertas, impactando positivamente nos mercados que atuam”. 

Eleita a melhor empresa de tecnologia para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work, a SAP Labs é um dos principais centros de tecnologia do Rio Grande do Sul. Com uma população diversa e global, a empresa se destaca por uma alta taxa de contratação de estagiários – em média, 80% dos estudantes que estagiam no Labs são contratados. A SAP Labs também age como um centro de formação e excelência em tecnologia, formando uma nova geração de profissionais preparados para atender a altíssima demanda por profissionais especializados em TI no país. 

A expansão também marca a nomeação da SAP Labs Latin America como um HUB global de inovação, pesquisa e desenvolvimento dentro da SAP, juntamente com centros dos Estados Unidos, China, Índia e Canadá. A SAP Labs Latin America passa a fazer parte de um seleto grupo de organizações da SAP que são responsáveis por desenvolver soluções de alto padrão que ajudam os clientes da SAP a endereçar os grandes desafios do mundo dos negócios atualmente, da gestão de programas de sustentabilidade a tecnologias de gestão em nuvem de alta capacidade. 

Edificação sustentável 

O novo edifício do complexo, instalado no Tecnosinos, tem 14.000 m² de área construída e será o prédio com menor nível de emissão de CO2 por funcionário da companhia em todo o mundo, e referência em edificações verdes no Brasil, atendendo aos requisitos de certificação LEED Gold (Liderança em Projeto de Energia e Meio Ambiente, em inglês). Edifícios com esta certificação utilizam, em média 20% menos energia do que edifícios de mesmo porte. Com a finalização do projeto, todo o complexo da SAP Labs terá um total de 30 mil metros quadrados. 

A expansão da SAP Labs foi pensada para gerar o menor impacto ambiental possível: foram adotados conceitos como reutilização de água, consumo inteligente de energia e aproveitamento máximo da luz natural, uso de materiais de construção sustentáveis (estrutura metálica, vidro e madeira), destinação correta de resíduos e utilização de materiais de baixa degradação ambiental. 

Crédito: Divulgação/Tecnosinos

Os espaços internos foram desenhados para incentivar a colaboração e a troca de conhecimentos entre os colaboradores, características essenciais para que a inovação aconteça. O conceito Flex Work – em que os colaboradores podem trabalhar em qualquer lugar do prédio ou de forma remota – foi implantado para atender aos pedidos por ainda mais flexibilidade no ambiente de trabalho. 

O design do interior do prédio foi pensado para melhorar o bem-estar e a produtividade dos colaboradores, por isso, todos os postos de trabalho estão voltados para a área externa, o que garante acesso à ventilação natural e aproveitamento máximo da luz solar. Todas as janelas possuem uma película especial para reduzir o calor no interior do edifício durante o verão, e tecnologia que evita a incidência dos raios solares diretamente nas fachadas de vidro. 

Sobre a SAP Labs Latin America 

A SAP Labs Latin America é a organização da SAP voltada ao desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte para as Américas. Fundada em 2006, em São Leopoldo, é o primeiro e único centro da SAP na América Latina, um dos 20 mantidos pela companhia em todo o mundo e um dos quatro centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. A SAP Labs promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local por meio de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizada no Tecnosinos, dentro do campus da Unisinos, em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Leed Gold de sustentabilidade, possui mais de 1.800 funcionários. A empresa foi premiada como a Melhor empresa de tecnologia para se trabalhar no Brasil, de acordo com a pesquisa Great Place to Work 2021 (GPTW).  

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar