Representantes institucionais da AUSJAL se reúnem na Unisinos

Evento conta com professores de 21 universidades da América Latina

Crédito: Divulgação

A Unisinos está recebendo, nesta semana, os representantes institucionais da Rede de Pesquisa e Pós-Graduação da AUSJAL (Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina). Os professores, vindos de 21 universidades de diversos países da América Latina, estão discutindo temas como: a qualidade e a avaliação da pesquisa e da pós-graduação e a internacionalização, onde serão elencados os projetos prioritários para o período 2023-2025.

A diretora da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, Maura Corcini Lopes, lidera a pauta da internacionalização. Ela espera planejar, em conjunto, ações para serem desenvolvidas nos próximos anos. “Queremos estreitar, ainda mais, os laços entre universidades Jesuítas, fortalecendo a internacionalização entre nossos programas de pós-graduação. Trata-se de uma oportunidade importante de trocas culturais e de abertura para novas possibilidades de pesquisa e de formação para nossos alunos. Como latinos, temos muitos interesses em comum, temos que pensar em como transformá-los em oportunidades para todos”, destaca.

Para Gladis Rodriguez, professora da Universidad Javeriana de Cali, na Colômbia, o encontro tem um propósito muito específico que é a articulação como universidades da Rede AUSJAL nos temas que estão sendo debatidos. “Vamos estar aqui trabalhando e a ideia é que desse encontro que temos, com as 21 universidades, levemos projetos de médio, curto e longo prazo, para que sejam viáveis e tenhamos a possibilidade de impulsionar, por meio desses projetos, as universidades da América Latina pertencentes à Rede AUSJAL”, comenta.

Paulo Maia, professor da Universidade Católica de Pernambuco, reitera que a reunião é importante para desenhar estratégias para consolidar as pós-graduações. “O desafio sempre é fortalecer o nosso ensino superior, sobretudo de pós-graduação para os nossos mestrados e doutorados, e a pesquisa em vista de um fortalecimento para que tenha também uma incidência social. Esse é o desejo que temos com esses encontros”, frisa.

O evento é uma oportunidade para promover a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos entre os professores das universidades da Rede AUSJAL em prol da educação superior. O encerramento ocorre nesta quarta-feira, 21/06, onde serão feitas as últimas definições e debatidos os próximos passos.