Relações Públicas forma primeira profissional em EAD

Mais de 15% dos estudantes brasileiros fazem o ensino superior a distância

Foto: Bruno Ruiz

De acordo com o último Censo da Educação Superior, realizado em 2013, o ensino a distância conta com 1,2 milhão de matriculados, o que representa mais de 15% do total de estudantes do ensino superior. Moradora de Foz do Iguaçu, no Paraná, a 900 km de São Leopoldo, Rebecca Montanheiro é uma das alunas que optou por fazer a graduação a distância. Ela é a primeira profissional formada pelo curso de Relações Públicas da Unisinos nesta modalidade. Rebecca recebeu seu diploma nesta terça-feira (18), no polo EAD de Curitiba.

As ofertas de cursos EAD estão crescendo no Brasil pela flexibilidade de horários. “Sempre tive o desejo de cursar RP, mas não havia em Foz do Iguaçu. Então, conheci a Unisinos pela internet com a chamada para a primeira turma do curso em EAD”, explica a recém-formada. Outro fato que pode ser um atrativo é o investimento em uma graduação a distância, que costuma ser menor do que um curso presencial.

Entretanto, realizar um curso superior desta forma requer disciplina e organização para os estudos. “A experiência de cursar a distância foi excelente. A flexibilidade de horários ajuda bastante, mas precisamos de mais foco para realizar as atividades”, conta a profissional.

Rebecca já possuía graduação em Turismo e Hotelaria e atualmente é Gerente da Divisão de Relações Públicas da Usina de Itaipu. “Sempre me senti uma RP de vocação. Quero agora continuar aplicando o que aprendi e as vivências do curso na empresa em que trabalho”, pontua Rebecca. A coordenadora do curso de Relações Públicas da Unisinos, Erica Hiwatashi, afirma que isso é comum. “Geralmente, os estudantes já trabalham na área com algum outro curso superior e buscam o EAD pela praticidade e para atuar com melhor qualidade”, ressalta Erica.

Segundo a coordenadora do Ensino a Distância da Unisinos, Patricia Weber, há algumas diferenças entre o curso presencial e EAD. “As disciplinas são bimestrais, de segunda a quarta-feira. Isso faz com que o aluno não fique sobrecarregado, mas ele precisa ser organizado para exercer as tarefas. O estudante do EAD sabe que precisa correr atrás, senão pode acabar perdendo alguns conteúdos”, afirma. De acordo com ela, o EAD da universidade conta também com alunos brasileiros residentes de outros países, como China, Angola e Nova Zelândia.

A coordenadora do curso de Relações Públicas da Unisinos, Erica Hiwatashi, explica as diferenças entre a modalidade presencial e EAD. Segundo ela, o curso de RP em EAD busca dar ênfase no planejamento de comunicação organizacional.“O currículo tem um diferencial em algumas atividades. Há algumas cadeiras do curso presencial que são mais voltadas para a comunicação. No EAD, temos disciplinas equivalentes, mas na área de administração.O caminho é diferente, mas o resultado final acaba sendo o mesmo”, explica a professora.