Reitor da Unisinos integra comitiva da Anec em Roma no Jubileu do Mundo Educativo

Crédito: Anec

A comitiva da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) iniciou, na segunda-feira, 27/10, sua participação no Jubileu do Mundo Educativo 2025, evento internacional promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, que celebra os 60 anos da Gravissimum Educationis e propõe uma reflexão global sobre o papel transformador da educação católica.

Além de Pe. Sérgio Mariucci, reitor da Unisinos e presidente do Conselho Superior da Anec, integram a delegação de representantes das instituições associadas do Brasil: a Irmã Iraní Rupolo, diretora-presidente da Anec; a Irmã Marli Araújo, diretora-tesoureira; e a Irmã Maria Aparecida Matias, membro do Conselho Superior.

Crédito: Vatican Media

O primeiro dia da programação foi marcado por momentos de fé e comunhão. A comitiva visitou o Pantheon, os Museus do Vaticano, a Capela Sistina e as Basílicas de São Paulo Fora dos Muros e São João de Latrão — locais de grande relevância espiritual e histórica — e participou da missa de abertura oficial do Jubileu, presidida pelo Papa Leão XIV, na Basílica de São Pedro, que contou com a presença de estudantes e professores das universidades pontifícias.

Carta Apostólica

Durante a celebração, o Santo Padre assinou a carta apostólica “Traçar novos mapas de esperança”, dedicada ao Jubileu do Mundo Educativo. O documento, publicado oficialmente na terça-feira, 28/10, contextualiza os 60 anos da declaração conciliar Gravissimum educationis e reafirma o compromisso da Igreja com a formação integral, destacando os desafios contemporâneos das escolas e universidades católicas.

Crédito: Vatican Media

Em sua homilia, Leão XIV reafirmou o valor de um olhar educativo alargado: “A graça de um olhar conjunto, capaz de colher o horizonte e ir além. Esta é a graça que pode tocar a vida de um estudante ou de um pesquisador”. O Papa exortou as universidades a abraçarem uma tarefa educacional vinculada ao estudo, à pesquisa e ao ensino, comparando o ato de educar ao gesto de Jesus no Evangelho: levantar os outros, ajudá-los a serem eles mesmos e amadurecer uma consciência e um pensamento crítico autônomos. “Trata-se de um verdadeiro ato de amor, porque há uma caridade que passa pelo alfabeto do estudo, do conhecimento e da busca sincera do que é verdadeiro”, afirmou.

Bênção do Papa Leão

Nesta sexta-feira, 31/10, o reitor participou de uma audiência do Papa Leão XIV para o Jubileu do Mundo Educativo. O encontro aconteceu na sala Paulo VI. Na oportunidade, Pe. Sérgio recebeu a benção do Papa ao cumprimentá-lo.

Além da diretora-presidente, Irmã Iraní Rupolo, estiveram presentes o secretário-executivo da Anec, Guinartt Diniz, e o diretor Socioeducacional e de Evangelização do Marista Brasil, Irmão Iranilson Correia de Lima. Na sequência, o reitor esteve com o Cardeal Dom Tolentino, prefeito do Dicastério para Cultura e Educação.

Crédito: Vatican Media

“Nesta semana, tenho o privilégio de acompanhar a comitiva da Anec no Jubileu da Educação, em Roma, junto ao Vaticano. Vivemos momentos muito significativos, com celebrações, encontros e palestras. Hoje, pela manhã, em audiência, o Papa Leão XIV reafirmou e relançou o Pacto Global Educativo, um importante documento originalmente proposto pelo Papa Francisco. Amanhã, ele instituirá instituir João Henrique Newman como patrono da educação, junto com São Tomás de Aquino. É muito válido que a comunidade da nossa Unisinos conheça o pensamento de Newman sobre a universidade, pois ele inspira uma visão profunda de formação. O Papa Leão destacou ainda a importância de educar com amor e interioridade — algo que converge com a experiência significativa e transformadora de educação que propomos na Unisinos”, pontuou o reitor.

O Jubileu do Mundo Educativo se encerra neste sábado, 1/11.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar