Reconhecimento brasileiro e mundial

Unitec recebe prêmio internacional

Crédito: Marco AF

Poucos dias após anunciar o novo Campus Unisinos Porto Alegre, chegam notícias muito boas do Campus de São Leopoldo. O Tecnosinos recebeu o reconhecimento do Melhor parque tecnológico do Brasil, segundo a Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, em parceria com o Sebrae.

Há poucas horas, mais um prêmio veio, desta vez do outro lado do Atlântico, mais precisamente, na cidade de Enschede, na Holanda, no evento promovido pela The Technopolis Network. A Unitec – Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos que abrange a incubadora tecnológica, recebeu o prêmio de Primeiro Lugar em Sustentabilidade e a honraria máxima: o Prêmio Global de Melhor Incubadora.

Estavam concorrendo incubadoras de 27 países. O Prêmio é baseado em critérios homologados pela União Europeia para análise de dados competitivos entre incubadoras, e auditado pela empresa CSES – Centre for Strategic & Evaluation Services, do Reino Unido.

O Tecnosinos

O Tecnosinos é um parque tecnológico de referência. Com vistas ao empreendedorismo inovador, se consolida a partir da visão de projeto de desenvolvimento comum a longo prazo, com responsabilidades compartilhadas. O complexo simboliza o esforço contínuo da parceria entre Universidade, iniciativa privada e poder público – que, juntos, formam o modelo de governança de tríplice hélice.

Tem como objetivo criar o ambiente necessário para a implantação de empresas de base tecnológica, possibilitando seu surgimento, crescimento e a geração de valor agregado. O parque conta com organizações especialistas nas áreas de Tecnologia da Informação, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Alimentos Funcionais e Nutracêutica e Tecnologias Socioambientais e Energia.

O Tecnosinos busca promover novas práticas ao aliar demandas do setor empresarial, conhecimento científico, pesquisa aplicada e produção de tecnologias dentro do ambiente acadêmico. Para os universitários, se configura como porta de entrada do mercado de trabalho. A parceria entre a Unisinos e o parque tecnológico é visível sob esse ângulo, uma vez que vários estudantes e egressos integram o quadro de funcionários das empresas – muitos dos quais são os próprios gestores das organizações.

Com 34 mil m² de área construída do total de 250 mil m², no campus Unisinos de São Leopoldo, concentra, hoje, 75 empresas de 10 países diferentes, das quais 30 são incubadas, e gera mais de 6.000 empregos. Com faturamento na ordem de US$ 1,3 bilhão e 120 registros de propriedade intelectual, contribui para o desenvolvimento ambiental e socioeconômico do Estado.

A Unitec

O Complexo Tecnológico Unitec é a unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos que estimula, planeja e realiza inovações tecnológicas, fomentando o conhecimento gerado na Universidade e integrando-o às empresas, por meio de pesquisa aplicada. Também potencializa o estabelecimento de parcerias estratégicas (internas e externas) para a instalação e o fortalecimento do empreendedorismo inovador, com base no desenvolvimento sustentável. Atua na gestão executiva do Tecnosinos, enquanto representante da Unisinos, e tem entre suas responsabilidades a atração e implementação de investimentos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar