Quinta-feira de homenagens a Frederico de Almeida

Uma missa será realizada amanhã (12/11), às 18h, na Claraboia da Biblioteca

A sexta-feira amanheceu triste para aqueles que conheciam Frederico Colnaghi de Almeida. O jovem, de 22 anos, aluno do curso de Geologia da Unisinos foi vítima de um ato criminoso próximo à universidade, em São Leopoldo. O ocorrido, na noite da última quinta-feira (5/11), causou comoção em toda a comunidade acadêmica.

A universidade expressa sua solidariedade com a família, amigos, professores e colegas do aluno e convida para a Missa de Sétimo Dia que ocorrerá nesta quinta-feira (12/11), às 18h, na Galeria Cultural da Biblioteca (Claraboia). A Missa in memoriam será celebrada pelo reitor da universidade, Padre Marcelo Fernandes de Aquino.

O acontecimento que culminou na morte de Frederico fez com que a aluna Maria Luiza Nichele, do curso de Relações Públicas da universidade, criasse o “Unisinos Mais Segura”. O evento no Facebook tem por objetivo promover o diálogo entre a instituição e o Poder Público, a fim de que haja mais segurança no entorno do campus. “Quando eu soube da morte do Frederico, fiquei muito sensibilizada. Não o conhecia nem tenho ligação com o curso de Geologia, mas foi um fato muito marcante, e que ocorreu próximo a todos da Unisinos”, comenta Maria Luiza.

A estudante destaca o poder do diálogo, principalmente em tempos de redes sociais. “Sei que a comunicação pode transformar realidades. O evento nasceu da minha revolta com a banalização da violência e da vida. O ‘Unisinos Mais Segura’ está ali para que o assunto não seja esquecido”, frisa.

A Unisinos se sensibilizou com a iniciativa da aluna em chamar a atenção da comunidade acadêmica para o ocorrido com Frederico. A gerente de Atenção ao Aluno da universidade, Carmem Copetti, ressalta: “É importante que a gente se permita parar um tempo para refletir sobre o acontecimento e apoiar a família neste momento de dor”.