Quartas Tecnológicas

Primeira oficina aborda Gastronomia e Pancs

Crédito: Rodrigo W. Blum

O itt Nutrifor está com uma nova proposta de cursos de curta duração, são as Quartas Tecnológicas. A partir do dia 23/8 até o final de 2017, o Instituto Tecnológico estará com uma série de novos cursos, para quem é da área e para quem é leigo, mas gosta do assunto. A capacitação dura apenas uma tarde, das 13h30 às 17h, e dá certificado aos participantes.

A coordenadora do itt Nutrifor, Renata Ramos, destaca que a velocidade e o avanço da ciência e da tecnologia mundial são altíssimos e, dessa forma, há uma necessidade de buscar atualização do conhecimento. “As Quartas Tecnológicas foram concebidas para que o aluno e/ou profissional tenha um momento de aprimorar os seus conhecimentos sobre a temática de cada curso”, explica Renata.

“O diferencial dessas capacitações é que em um espaço curto de tempo o aluno se atualizará sobre os conhecimentos relacionados a temática de cada Quarta Tecnológicas, como se fosse uma Short Communication”, complementa a coordenadora do itt Nutrifor.

Gastronomia e Pancs

O primeiro curso será sobre Gastronomia e Pancs – plantas alimentícias não convencionais, que podem ser utilizadas para fazer deliciosos pratos. Embora não sejam consumidas por grande parte da população, essas plantas são ricas em nutrientes e muito saborosas. A oficina terá como foco o melhor modo de preparar as Pancs.

Quem irá ministrar o curso será a professora Isabel Machado. Ela conta como surgiu a ideia de criar essa atividade. “A oficina de pancs surgiu com o intuito de promover o conhecimento sobre plantas, que estão presentes na natureza e comumente não são usadas na alimentação. A atividade prevê, através de uma oficina prática, oferecer sugestões de uso das pancs na alimentação diária”, explica.

Entre as plantas alimentícias não convencionais estão ora-pro-nóbis, bertalha, urtiga, azedinha e hibisco. “Nessas plantas podemos encontrar importantes vitaminas e minerais, como ferro, vitamina C e uma série de antioxidantes. Além disso, algumas pancs podem ser fontes importantes de proteína”, destaca.

Para introduzir as pancs no nosso dia a dia, o primeiro passo é saber identificar essas plantas. Feito isso, é só aprender receitas gostosas de como utilizá-las. A oficina Gastronomia e Pancs, será uma ótima oportunidade para quem busca mais informações sobre o assunto. Para saber mais e fazer sua inscrição nas Quartas Tecnológicas, clique aqui.