Proteção que salva vidas

Utilizando corte a laser, estudante e egresso da Unisinos produziram protetores faciais de baixo custo para doação

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Nosso foco nunca foi lucrar com esse projeto, a gente estava incomodado com o problema dos profissionais não terem EPIs”, conta Thiago Merib, sócio de Lucas Feil na X4 Tecnologia. Thiago cursa Engenharia Eletrônica na Unisinos e Lucas é egresso em Administração na Universidade. Eles desenvolveram um projeto de protetores faciais que utiliza tecnologia de corte a laser. O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é recomendado para a face e de uso complementar às máscaras na pandemia, principalmente, para profissionais da área da saúde. Os materiais produzidos foram doados para diferentes instituições.

Thiago ressalta que a intenção nunca foi se promover, mas contribuir com o momento vivido no mundo. Empenhados no desenvolvimento de uma solução de baixo custo para a produção de protetores faciais, eles foram em busca de alternativas. O estudante diz que analisaram diferentes projetos com utilização de impressão 3D. “Algo que é bacana, porém é demorado”, explica. Dessa forma, a produção de cada peça pode levar até duas horas e meia para finalização. Thiago avalia que isso não é o tempo indicado para uma linha de produção. “Algo que vai totalmente contra a linha de inovação rápida e contínua que seguimos em nossa startup”, completa.

A X4 Tecnologia fica localizada no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, dentro do campus da Universidade. Com o suporte e conhecimento gerado na Unisinos, eles conseguiram reduzir tempo e custo. O tempo de produção ficou em 46 segundos, muito diferente da opção 3D. Além disso, o custo passou de R$ 20,00 para cerca de R$ 4,00. “Resolvemos verificar quais maquinários estavam disponíveis no parque e criar um projeto do zero que resolvesse o problema de tempo, custo e fosse compatível com o corte a laser. A produção ganhou em todos os sentidos, ficando um processo industrial e organizado”, afirma Thiago.

No total, foram produzidas e distribuídas mais de 5 mil unidades para todo o Rio Grande do Sul. Os insumos foram doações recebidas. E para multiplicar a produção de protetores, a X4 Tecnologia decidiu compartilhar a solução de forma gratuita com outras empresas que tinham a máquina de corte a laser. “Acreditamos que o número produzido foi algo muito maior que nossos 5 mil”, avalia o estudante. Soluções inovadoras como essa, são incentivadas dentro da Unisinos a todo momento. “A gente gosta demais do ambiente de pesquisa dentro da Universidade. Sempre que possível, procuramos falar com os professores sobre projetos e como colocar a inovação em prática no mundo todo e não apenas na sala de aula”, destaca Thiago. O projeto contou com apoio das Escolas de Saúde e Politécnica da Unisinos.

A Universidade é um espaço que estimula o compartilhamento de conhecimento. Todos os anos, muitos projetos nascem e são colocados em prática em diferentes áreas na Unisinos. Além do aprendizado gerado dentro da sala de aula, a Universidade conta com laboratórios de última geração para pesquisa e experimentação, institutos tecnológicos e um Parque Tecnológico, onde o aluno pode aprimorar o conhecimento de forma prática. E para apoiar e incentivar tantas ideias, a Unisinos conta com diversas formas de ingresso. Uma delas, o ingresso por meio de vagas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Com tantas oportunidades, não faltam motivos para transformar ideias em iniciativas reais que impactam positivamente a vida das pessoas.

• Prouni Integral: 2.903
  • Prouni Parcial: 269
  • Licenciatura: 908

Esta matéria foi escrita em meados de 2021, referente ao Balanço Social 2020.