Projeto Eu-Cidadão celebra 20 anos

Crédito: Divulgação/Eu-Cidadão

O projeto Eu-Cidadão, que tem como objetivo promover a inclusão digital e cidadania para a comunidade de São Leopoldo, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, completa 20 anos de atividades em 2023. O projeto prepara os participantes para o mundo digital e reduz a desigualdade social de pessoas que estão excluídas digitalmente e socialmente pela falta de acesso.

Nele, a inclusão digital é pensada em sua totalidade, ampliando conhecimentos, trabalhando temáticas atuais e proporcionando práticas emancipatórias. “A inclusão digital possibilita ao grupo protagonismo, autonomia e pertencimento. Na medida que perdem o medo de mexer com tecnologia, ficam confiantes, curiosos para aprender e avançar, fazem novas conexões e interações, se apropriam e participam de espaços da comunidade de forma mais ampla”, destaca a coordenadora do projeto, Lucelaine Silveira.

Crédito: Divulgação/Eu-Cidadão

Para o coordenador do Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS), Pe. Idinei Zen, o Eu-Cidadão se torna importante para a comunidade, a partir do momento em que as pessoas de baixa renda e vulnerabilidade social buscam se incluir digitalmente por meio de novas tecnologias. “Muitas dessas pessoas nunca tiveram a chance de poder utilizar um computador e, quando veem todas as possibilidades que podem alcançar através da tecnologia, passam a se sentir cidadãos pertencentes e que também têm direitos e não somente deveres”, afirma.

O início

Criado em 2003, o Eu-Cidadão surgiu a partir de uma inciativa de doação de computadores para escolas públicas e projetos sociais. Vera Benvenutti, idealizadora do projeto, lembra que a Unisinos sempre recebia solicitações pelos equipamentos substituídos quando atualizava por novos. “Vendo a necessidade de uma inclusão digital de alunos, foi pensado em fazer um projeto piloto para dar um feedback para a Unisinos sobre o que significavam essas doações”, conta.

Esse projeto piloto teve início em uma escola pública de São Leopoldo e contou com a parceria de cursos da Escola Politécnica, professores e demais integrantes do setor da Ação Social. “Depois foi agregado parcerias, onde empresas e instituições também possuíam equipamentos para doar”, recorda Vera.

20 anos do Eu-Cidadão

Lucelaine enfatiza que, atualmente, o projeto segue dando resultados ao perceber que as oficinas são procuradas durante o ano todo. “É um processo construído ao longo dos anos, que tem credibilidade quando a equipe é qualificada e alinhada com os propósitos do projeto. Hoje colhemos os frutos da demanda tanto por parte de instituições sociais quanto de pessoas que procuram espontaneamente, independente de divulgação”, diz.

Pe. Idinei também cita que ver o projeto chegar aos 20 anos é motivo de orgulho e satisfação. “Temos a responsabilidade social e a preocupação de nos impulsionar em continuar sempre, sabendo que mais e mais pessoas precisam dessa aprendizagem e que o projeto Eu-Cidadão, através do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos pode ser a ponte, que os levará a alcançar uma vida com mais oportunidades e plenitude”, relata.

Crédito: Divulgação/Eu-Cidadão

Com o passar do tempo e a tecnologia avançando de forma rápida, novas oficinas foram ofertadas, como a de aprendizagem no celular para adultos e pessoas idosas. “Essa foi uma necessidade percebida nas oficinas existentes, tendo em vista que nosso maior público não possui computador em casa e a tecnologia também está na palma da mão”, cita Lucelaine.

Atualmente, o projeto conta com a parceria de empresas, como SAP Labs Latin America e HCL Technologies, que disponibilizam voluntários para ministrar as oficinas; HSS Informática, também com voluntários e impressões; e a Empresa de Transportes TurisSilva, que disponibiliza o transporte para grupos de crianças e adolescentes no turno da tarde. “Para o futuro, temos a visão de ampliar o número de empresas parceiras e atender mais pessoas da comunidade, aumentando a meta que hoje é de 300 participantes ao ano”, complementa a coordenadora.

Celebração

Para celebrar os 20 anos do Eu-Cidadão, na quinta-feira, dia 13/07, será realizada uma comemoração alusiva de “Bodas de Porcelana”. Ela ocorre no Auditório do Centro de Cidadania e Ação Social – CCIAS (antiga sede da Unisinos), das 14h às 16h.