Professora da Escola de Gestão e Negócios participa do 1º Ciclo de Seminários PFP

Janaina Ruffoni coordena um dos projetos aprovados no edital e apresenta ele na quinta-feira, 18/05

Crédito: Rodrigo W. Blum

Está sendo realizado o 1º Ciclo de Seminários PFP – Programa de Apoio a Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas, Estrutura Produtiva, Análise Econômica e Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, onde os 13 projetos aprovados no edital fazem suas apresentações, trazendo as problemáticas referentes à pesquisa, os avanços e dificuldades constatados até o momento. O evento é promovido pela Secretaria da Fazenda do RS (SEFAZ) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Entre eles, está o projeto coordenado pela professora da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, Janaina Ruffoni. Intitulado “Análise da estrutura do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) do Rio Grande do Sul e da dinâmica de produção e inovação de seu segmento industrial de Equipamentos Médicos Hospitalares e Odontológicos (EMHO)”, ele será o oitavo seminário a ser apresentado na próxima quinta-feira, dia 18/05, às 9h, de forma presencial no SEFAZ/RS e online.

“Coordenar esse projeto é em primeiro lugar um desafio, dado que a proposição da pesquisa implica uma coordenação de perspectivas distintas e complexas, mas na mesma medida que é um desafio é também uma grande oportunidade. Um projeto no desenho que está posto evidencia como a Universidade tem a contribuir com questões de interesse público”, destaca Janaina.

A professora ainda explica que abordar o Complexo Econômico e Industrial da Saúde (o CEIS) no atual contexto histórico é uma forma de se fazer presente em esforços que dizem respeito a desafios constantes. “Não é possível olhar para a questão da saúde no Brasil, e, no nosso caso, no Rio Grande do Sul, sem olhar para fatores sociais e econômicos e se faz necessário que essas questões sejam vistas nos termos de suas complexidades. Isso inclui não apenas questões referentes à gestão da saúde pública, como uma forma de oferta de serviços em saúde, mas, também, questões referentes à indústria e suas competências.”

Para ela, participar desse 1º Ciclo de Seminários possibilita uma oportunidade de estreitamento de relações que podem ser bastante frutíferas para o desenvolvimento do Estado. “Além disso, a proposta do ciclo de seminários também orienta a produção acadêmica para respostas mais pragmáticas, de forma que o pensamento científico possa estabelecer diálogos com demandas do poder público. O estabelecimento deste diálogo é muito importante na tentativa de superar os desafios regionais que se impõem”, reforça.

Serviço

O que: 8º Seminário do 1º Ciclo de Seminários PFP – Análise da estrutura do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) do Rio Grande do Sul e da dinâmica de produção e inovação de seu segmento industrial de Equipamentos Médicos Hospitalares e Odontológicos (EMHO), coordenado por Janaina Ruffoni, professora da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos;

Quando: quinta-feira, 18/05, às 9h;

Onde: presencial no SEFAZ/RS (Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS) e com transmissão ao vivo pela plataforma Teams;

Para realizar a inscrição no evento, clique aqui.