Unisinos recebe estudantes do Uruguai 

O intercâmbio cultural aconteceu através do Projeto Cultural Internacional Verde Celeste

Crédito: Arthur Woltmann

Na última terça-feira (7), a Unisinos recebeu, no campus São Leopoldo, recebeu 25 estudantes na terceira idade vindos do Uruguai para um intercâmbio cultural, através do Projeto Cultural Internacional Verde Celeste. Os alunos do curso técnico em idiomas português e alemão vieram de duas universidades, a Uni3 Uruguai e Escuela Yaguarón, de Montevideo. 

A gerente de Desenvolvimento de Ensino, Cristiane Schnack, comenta sobre a importância de a Unisinos receber estudantes de outras culturas. 

“Como uma instituição de ensino e pesquisa, aprender sobre outros e compartilhar o que sabemos cria um senso de pertencimento a uma rede de aprendizagens, de pessoas que se conectam com o propósito de se desenvolver. Ter esse movimento cria uma cultura institucional em que o diálogo e a abertura para o outro é parte da sua identidade. Além disso, oportunizar que nossos alunos vivenciem experiências que transcendem a sala de aula faz com que o compromisso com a educação integral seja sempre perseguido”. 

O professor responsável pela turma, Andres Pias, comenta que o projeto é importante por mostrar que as pessoas, mesmo em uma idade avançada, podem estudar e aprender um novo idioma. “É muito importante para continuar desenvolvendo um perfil cognitivo e evitar que seus cérebros adormeçam, continuar usando os neurônios e mostrar que eles podem sim, ser uteis na sociedade”, explicou. 

Após um dia de atividades no campus, os uruguaios foram convidados para um café colonial, preparado pelos alunos do curso de gastronomia. O café contou com pratos típicos do Rio Grande do Sul.  

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar